Líderes políticos ao redor do mundo lamentaram a morte de Elizabeth 2ª, aos 96 anos, nesta quinta-feira (8). A monarca teve o reinado mais longo da história britânica. Confira declarações feitas por líderes políticos ao redor do mundo sobre a morte da rainha:
Boris Johnson, ex-primeiro-ministro
Statement on the death of Her Majesty Queen Elizabeth II (1/3) pic.twitter.com/kDN6cW8Njp
— Boris Johnson (@BorisJohnson) September 8, 2022
O ex-primeiro-ministro britânico Boris Johnson, que deixou o cargo nesta semana, dando lugar a Liz Truss, divulgou um longo pronunciamento, em que diz que este é o “dia mais triste da nação” e que “no coração de cada um de nós há uma dor pelo falecimento de nossa rainha, um sentimento profundo e pessoal de perda”.
Joe Biden
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a primeira-dama, Jill Biden, divulgaram uma nota em que exaltam o legado de Elizabeth 2ª: “(Ela) foi mais do que uma monarca. Ela definiu uma era”.
Our statement on the death of Queen Elizabeth II. pic.twitter.com/0n7pmVVg2w
— President Biden (@POTUS) September 8, 2022
António Guterres
O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, em comunicado divulgado minutos após a confirmação da morte da rainha, disse estar “profundamente triste” com o falecimento e ressaltou que Elizabeth 2ª era “uma boa amiga das Nações Unidas e estava profundamente comprometida com muitas causas beneficentes e ambientais”.
Emmanuel Macron
Her Majesty Queen Elizabeth II embodied the British nation’s continuity and unity for over 70 years. I remember her as a friend of France, a kind-hearted queen who has left a lasting impression on her country and her century.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) September 8, 2022
O presidente francês Emmanuel Macron também se manifestou pelas redes sociais e chamou a rainha de “amiga da França”.
Volodmir Zelenski
O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, também prestou homenagem à monarca.
It is with deep sadness that we learned of the death of Her Majesty Queen Elizabeth II. On behalf of the 🇺🇦 people, we extend sincere condolences to the @RoyalFamily, the entire United Kingdom and the Commonwealth over this irreparable loss. Our thoughts and prayers are with you.
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) September 8, 2022
“É com profunda tristeza que tomamos conhecimento da morte de Sua Majestade, a rainha Elizabeth 2ª. Em nome do povo ucraniano, apresentamos as sinceras condolências à família real, a todo o Reino Unido e à Commonwealth por essa perda irreparável. Nossos pensamentos e orações estão com vocês”, escreveu Zelenski em publicação nas redes sociais.
Vladmir Putin
O presidente russo Vladmir Putin também se pronunciou após a morte da Rainha. Em mensagem enviada ao Rei Charles 3º, novo monarca da Inglaterra, Putin disse que Elizabeth “desfrutou legitimamente do amor e do respeito de seus súditos, bem como da autoridade no cenário mundial”.
“Desejo coragem e resiliência diante desta perda difícil e irreparável. Peço que transmita sinceras condolências e apoio aos membros da família real e a todo o povo do Reino Unido”, completa o líder da Rússia.
Donald Trump
O político republicano Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, também prestou solidariedade à Sua Majestade em nota:
“O reinado histórico e notável da rainha Elizabeth deixou um grande legado de paz e prosperidade para a Grã-Bretanha. Sua liderança e diplomacia duradoura garantiram e avançaram alianças com os Estados Unidos e países ao redor do mundo.”
Yair Lapid, primeiro-ministro de Israel
O primeiro-ministro israelese Yair Lapid, também prestou condolências à família real britânica.
“A rainha deixa um legado incomparável de liderança e serviço”, destacou.
Bill Clinton, ex-presidente dos EUA
My thoughts and prayers are with the Royal Family and all the people Her Majesty inspired throughout her lifetime of service. pic.twitter.com/r5pjncyCu8
— Bill Clinton (@BillClinton) September 8, 2022
Bill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos, tambéu publicou nas redes sociais uma nota em que lamenta o falecimento da monarca. O político destacou a “relação especial” que eles tiveram no período em que ele foi chefe de estado.
Barack Obama
O também ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama prestou homenagens à rainha.
“Como tantos outros, eu e Michelle [ex primeira-dama] somos gratos por ter testemunhado a dedicação e a liderança de Sua Majestade e estamos impressionados com o legado incansável do serviço público digno”, afirmou.
Olaf Scholz
O chanceler alemão Olaf Scholz, que substituiu Angela Merkel no cargo, em dezembro do ano passado, destacou a postura reconciliadora da Rainha ao prestar homenagem.
“Lamentamos a morte da rainha Elizabeth 2ª. Ela foi um modelo e inspiração para milhões na Alemanha. Seu compromisso com a reconciliação germano-britânica após os horrores da Segunda Guerra Mundial permanecerá inesquecível, além do seu maravilhoso humor.”