CONDOLÊNCIAS

Bolsonaro confirma visita à Inglaterra para funeral da Rainha Elizabeth II

O Palácio do Planalto organiza toda a logística para o presidente, já que no dia seguinte ao funeral, 20 de setembro, Bolsonaro fará discurso na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

Compartilhe:
11 de setembro de 2022
Portal GCMAIS

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério das Relações Exteriores, o presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou que irá ao Reino Unido para o funeral da rainha Elizabeth II. A cerimônia será realizada no dia 19 de setembro, em Londres.

Bolsonaro confirma visita à Inglaterra para funeral da Rainha Elizabeth II
Foto: Reprodução

Conforme o Itamaraty, a embaixada do Brasil na capital inglesa recebeu o convite para a solenidade na noite de sábado (10). Já na manhã deste domingo (11), Bolsonaro confirmou que comparecerá no funeral junto da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

A viagem já está sendo preparada pelo Itamaraty e uma equipe de protocolo do governo brasileiro deve viajar já nesta semana para Londres. O Palácio do Planalto organiza toda a logística para o presidente, já que no dia seguinte ao funeral, 20 de setembro, Bolsonaro fará discurso em Nova York (EUA) na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Morre Rainha Elizabeth II após 70 anos de reinado

Na última quinta-feira (8), o palácio de Buckingham confirmou a morte de Rainha Elizabeth II. A monarca reinou por sete décadas e faleceu aos 96 anos em Balmoral, seu castelo favorito localizado na Escócia. Seu filho mais velho, príncipe Charles, é o primeiro na linha de sucessão e assumiu o trono britânico.

No mesmo dia, um comunicado oficial foi divulgado informando que o estado de saúde da Rainha era preocupante. Além disso, a ida e vinda dos membros mais próximos da Família Real para Balmoral, para ver a monarca, indicavam a gravidade da situação.

O presidente Jair Bolsonaro decretou luto oficial no Brasil de três dias em razão da morte da rainha Elizabeth II. O ato foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União.

“É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de três dias, contado da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento da Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte”, diz o decreto assinado pelo presidente.

A rainha Elizabeth 2ª morreu aos 96 anos. Ela estava em seu castelo em Balmoral, na Escócia, onde passava férias desde julho. “A rainha faleceu pacificamente em Balmoral nesta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, informou o Palácio de Buckingham em comunicado.

Leia também | Empresas paradas, procedimentos suspensos e “luto coletivo”, descreve brasileira em Londres

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.