ELEIÇÕES 2022

TRE manda candidato apagar vídeo em que falou em ganhar as eleições ‘na bala’

Tribunal Regional Eleitoral do Ceará lamentou a fala do candidato e emitiu nota reforçando a confiança no sistema eleitoral do país

Compartilhe:
11 de setembro de 2022
Portal GCMAIS

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará determinou que o candidato a deputado federal, Delegado Cavalcante (PL), remova das redes sociais o vídeo em que afirma que se não ganhar as eleições 2022 nas urnas, vai “ganhar na bala”.

TRE manda candidato apagar vídeo em que falou em ganhar as eleições ‘na bala’
Foto: Paulo Rocha/AL-CE

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A afirmação foi feita durante ato na última quarta-feira (7), em Fortaleza, no feriado da Independência do Brasil. O  juiz Edilberto Oliveira Lima entendeu que ficou comprovada incitação à violência e ações criminosas. Conforme a decisão, Delegado Cavalcante “exorbitou no exercício de seu direito, incitando seu público contra eventual resultado legítimo das eleições e promovendo discurso de incitação à desordem e à subversão do regime eleitoral atual.”

O magistrado determinou a retirada imediata do conteúdo e o pagamento de multa diária no valor de R$ 2 mil, em caso de descumprimento.

O pedido foi protocolado pela candidata a deputada federal Adelita Monteiro (Psol) junto ao Ministério Público do Ceará e ao TRE-CE.

Ganhar as eleições “na bala”

Durante discurso no dia 7 de setembro, Delegado Cavalcante exaltou o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) e falou:

“O presidente Bolsonaro é o mais querido, é o que a população está querendo. E digo mais: se a gente não ganhar… Se a gente não ganhar – eu vou repetir – nas urnas, nós vamos ganhar na bala. Na bala”, disse.

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) lamentou a fala do candidato e emitiu nota reforçando a confiança no sistema eleitoral do país.

“O TRE lamenta a postura do candidato e reforça a confiabilidade do processo eletrônico de votação. O tribunal conclama candidatos e sociedade para uma campanha que não estimule a violência”, disse.

Leia também | Ciro Gomes é alvo de ataque de bolsonarista armado no Sul do Brasil

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.