Ícone do site Portal GCMAIS

TRE valida candidatura de Domingos Filho para vice de Roberto Cláudio

TRE valida candidatura de Domingos Filho para vice de Roberto Cláudio

Foto: Reprodução/Instagram

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) aprovou o registro da candidatura de Domingos Filho (PSD) a vice-governador na chapa de Roberto Cláudio (PDT) ao governo do estado. O julgamento ocorreu na manhã deste domingo (11), com o placar de 6×0.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Anteriormente, a coligação “Ceará cada vez mais forte”, liderada pelo candidato a governador Elmano Freitas (PT) ajuizou uma representação na Corte alegando que Domingos Filho ocupou o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), entre 2014 até a extinção do órgão, em agosto de 2017, pela Emenda à Constituição do Ceará, em que foi colocado em disponibilidade remunerada junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

No pedido, a coligação afirmou que Domingos teve o registro de candidatura indeferido pelo TRE nas eleições de 2018, sob a justificativa de que a atividade político-partidária e a acumulação de cargos, salvo uma de
magistério, é vedada aos membros dos Tribunais de Contas, mesmo em disponibilidade.

Candidatura deferida a vice-governador

O Ministério Público Eleitoral do Ceará (MPE) decidiu pelo deferimento do registro de Domingos Filho, destacando que o candidato possui filiação partidária válida ao PSD desde 2018. Além disso, é suplente de deputado estadual.

Publicidade

Domingos Filho

Domingos Gomes de Aguiar Filho é advogado graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Nasceu em Fortaleza e, aos 58 anos, é um dos políticos mais influentes do Ceará. Atualmente é presidente estadual do PSD, a segunda maior força eleitoral do Ceará, com bases eleitorais sólidas em todo o estado e circulação fluente em Brasília.

Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1994, ocupando cargos na Mesa Diretora da Assembleia desde o primeiro ano como parlamentar.

No início do quarto mandato, em 2007, assumiu a Presidência do Legislativo Estadual por eleição direta dos pares e implementou uma gestão de valorização dos servidores e ampliação das estruturas físicas da Casa, com a criação de um complexo para as comissões temáticas e a construção de um anexo para oferta de serviços à população.

Manteve-se presidente da Assembleia até 2010, quando disputou a Vice-governadoria do Ceará e venceu a eleição ao lado do companheiro de chapa, governador Cid Gomes. Assumiu o Governo do Ceará em algumas oportunidades e exerceu seu papel de vice-governador até o fim do mandato.

Em seguida, assumiu cargo de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM), órgão do qual também foi presidente. Hoje é conselheiro à disposição do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Leia também | TRE manda candidato apagar vídeo em que falou em ganhar as eleições ‘na bala’

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

Sair da versão mobile