Milhares de pessoas em luto poderão passar pelo caixão da falecida rainha Elizabeth II durante 24 horas por dia desde a noite de quarta-feira (14) até o início do dia do funeral, na próxima segunda-feira (19). Centenas de milhares de pessoas devem prestar homenagem à monarca mais longeva do país antes do funeral de Estado, que contará com a presença de líderes mundiais, incluindo o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Aqueles que desejam comparecer terão que ficar na fila por muitas horas, possivelmente durante a noite”, disse o Ministério da Cultura.
Verificações de segurança no estilo dos aeroportos ocorrerão no Westminster Hall, o mais antigo dos edifícios que compõem o Parlamento britânico, e restrições rígidas estarão em vigor, como apenas bolsas pequenas permitidas. Na quarta-feira, a cerimônia será precedida por uma procissão cerimonial pelo centro de Londres para levar o caixão da rainha do Palácio de Buckingham ao Westminster Hall.
Protocolo da morte da Rainha Elizabeth II
A “Operação London Bridge” estabelece protocolos para a comunicação da morte da Rainha Elizabeth II. O primeiro-ministro é informado pelo secretário particular da rainha. As bandeiras no Palácio de Whitehall devem ser abaixadas a meio mastro e as atividades parlamentares serão suspensas por 10 dias.
O colaborador da realeza usará um código para dar a notícia. A mensagem será “London Bridge is down”, que significa, em português, “A ponte de Londres caiu”.
Em um primeiro momento, a informação do falecimento da rainha será tratado como ultrassecreto, por isso, o comunicado só pode ser enviado por meio de uma frequência captável apenas por equipamentos específicos.
A residência oficial de Elizabeth II, os portões do Palácio de Buckingham darão um aviso com as notícias. A operação London Bridge envolve um planejamento detalhado com a mídia. Simultaneamente, um newsflash estratégico irá alertar a imprensa mundial sobre a morte da monarca.
O que está no protocolo e já está sendo seguido?
– Emissora de rádio e TV britânica, a BBC terá a grade interrompida para passar o anúncio e, em seguida, focar em assuntos relacionados à morte da soberana. No canal, programas de humor estão cancelados até o final do funeral da rainha.
– Assim como os integrantes da dinastia Windsor, os jornalistas da BBC News deverão usar somente roupas pretas ao longo da programação e o tradicional logotipo da empresa de mídia ficará na mesma cor em razão do luto.
Leia também | Entenda o que muda na economia do Reino Unido com a morte da Rainha Elizabeth II
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<