Pela primeira vez, nesta segunda-feira (12), o rei Charles III, de 73 anos, discursou no Parlamento britânico. O monarca afirmou que ente “o peso da História” após a ausência da rainha Elizabeth II.
Rei Charles III é o novo rei
“Diante de vocês, não posso deixar de sentir o peso da História que nos cerca e que nos lembra das tradições parlamentares vitais a que os membros das duas Câmaras se dedicam com tanto compromisso”, disse. O pronunciamento foi feito para a Câmara dos Comuns e a Câmara dos Lordes.
Em seu primeiro discurso à nação, no dia 9 deste mês, o rei prometeu servir a seus súditos com “respeito, lealdade e amor”. No pronunciamento, o soberano destacou que o reinado de sua mãe foi marcado por “carinho, admiração e respeito”. “Como todos os membros da minha família podem testemunhar, ela combinou essas qualidades com cordialidade, humor e uma capacidade infalível de sempre ver o melhor nas pessoas”, disse.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“A rainha Elizabeth 2ª prometeu dedicar sua vida ao serviço de seu povo em seu aniversário de 21 anos, em 1947. Isso foi mais do que uma promessa: foi um profundo compromisso pessoal que definiu toda a sua vida. […] Hoje, renovo a todos vocês essa promessa”, concluiu.
O rei ainda anunciou que seu herdeiro, o príncipe William, assumirá os títulos escoceses. “Ele me sucede como Duque da Cornualha e assume as responsabilidades pelo Ducado da Cornualha, que assumi há mais de cinco décadas. […] Hoje, tenho orgulho de torná-lo Príncipe de Gales”. Ele aproveitou para “expressar amor” ao seu filho Harry e sua nora Meghan.
Funeral da rainha Elizabeth II é marcado para 19 de setembro
O funeral da rainha Elizabeth II será dia 19 de setembro, confirmou o Palácio de Buckingham. A informação foi publicada no site da Família Real.
No domingo (11), o corpo com o caixão da monarca foi levado ao Palácio de Holyroodhouse, em Edimburgo.
Leia mais | Charles III é proclamado novo rei do Reino Unido