Neste ano, o Ceará é registrado com o maior número de casos de chikungunya do Brasil. Os dados foram divulgados pelo último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde (MS). O Estado registrou 49.307 (533,6 casos a cada 100 mil habitantes) casos até 5 de setembro.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Chikungunya no Ceará
Na somatória de casos no Brasil, foram notificados 162.407 casos da doença. O documento aponta também que a capital cearense lidera a lista dos municípios que apresentam os maiores registros de casos prováveis de chikungunya neste ano. São, ao todo, 18,3 mil casos.
Em relação aos mortos, o Ceará concentra 46% dos casos. Os dados também indica o Nordeste como a maior incidência de casos do Brasil, com 243,7 casos por 100 mil habitantes.
Leia mais | Casos de dengue disparam, e Brasil já registra um aumento de 85% nos três primeiros meses
Casos de dengue aumentam 113,7% nos quatro primeiros meses
Em meio a um surto de dengue, o Brasil registrou um aumento de 113,7% nos casos prováveis da doença até abril deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo boletim do Ministério da Saúde, divulgado no dia 2 de abril, foram 542.038 casos prováveis, entre a primeira e a décima sexta semana epidemiológica, período compreendido entre 2 de janeiro e 23 de abril de 2022. Esse número já é praticamente o mesmo que foi registrado em todo o ano de 2021, quando foram contabilizados 544 mil casos prováveis de dengue.
A doença, causada por um vírus, é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Os principais sintomas são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e nas articulações. Nas formas mais graves, a dengue pode causar hemorragia interna em órgãos e tecidos, e levar à morte.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<