Ícone do site Portal GCMAIS

Vacinação contra o HPV é ampliada na rede de saúde pública de Fortaleza

Vacinação contra o HPV é ampliada na rede de saúde pública de Fortaleza

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Fortaleza

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a gestão pública de Fortaleza ampliou a oferta de duas vacinas para o público infantojuvenil. A Meningocócica ACWY (conjugada) será aplicada nos adolescentes não vacinados entre 11 e 14 anos, de forma temporária, até junho de 2023. Já a vacina HPV4 será ampliada para meninos de 9 a 14 anos. A vacina contra o HPV já era disponibilizada para meninas na mesma faixa etária em Fortaleza.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Vacinação contra HPV em Fortaleza

A ampliação da Meningocócica ACWY se dá devido à faixa etária ser a maior responsável pela manutenção da circulação da doença na comunidade, em decorrência de elevadas taxas de estado de portador do meningococo em nasofaringe, sendo necessária a dose de reforço na adolescência para garantir a proteção nesta fase da vida.

Já o imunizante que protege contra o Papilomavírus Humano (HPV) foi incorporado de forma escalonada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2014. Atualmente a vacina é aplicada em meninas e adolescentes do sexo feminino e masculino, entre 9 e 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias), e para grupos com condições clínicas especiais até os 45 anos (vivendo com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos).

“Crianças e adolescentes devem manter seu esquema vacinal atualizado, para que a proliferação dessas doenças seja controlada. Todos os postos de Fortaleza possuem vacinas, basta se dirigir ao mais próximo da sua residência para receber a imunização”, reforça Vanessa Soldatelli, coordenadora de imunização da SMS.

Publicidade

A aplicação das vacinas ocorre nos 116 postos de saúde da Capital, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Nos fins de semana e feriados, os postos Paulo Marcelo e Messejana funcionam de 8h30 às 16h30.

Leia também | Fortalezenses podem se inscrever para atividades gratuitas de saúde e bem-estar

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile