ELEIÇÕES 2022

Pesquisa Ipespe: 68% dos eleitores preferem que a eleição seja decidida no 1⁰ turno

Além dos eleitores de Lula, a maioria dos que dizem votar em Bolsonaro também deseja encerrar o pleito em 02 de outubro

Compartilhe:
17 de setembro de 2022
Portal GCMAIS

A pesquisa Ipespe divulgada neste sábado (17), mostra que 7 em cada 10 eleitores (68%), querem que a eleição deste ano termine logo no 1º turno. Para 13%, o melhor é que a disputa siga para uma 2ª rodada, enquanto 19% dizem que “tanto faz”.

Pesquisa Ipespe: 68% dos eleitores preferem que a eleição seja decidida no 1⁰ turno
Foto: Reprodução

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Dos eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 76% querem que a eleição termine logo em 2 de outubro. Essa taxa entre os que votam em Jair Bolsonaro (PL) é de 66%. Dos que escolheram Ciro Gomes (PDT), 29% acham melhor que um candidato seja eleito no 1º turno, enquanto 66% dos entrevistados que citaram Simone Tebet (MDB) têm essa percepção.

Os pesquisadores do Ipespe ouviram 1.100 eleitores de 14 a 16 de setembro. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-08883/2022.

Ipespe: Lula tem 45%; Bolsonaro, 35%; Ciro, 7%; e Simone Tebet , 5%

A pesquisa Ipespe para as eleições presidenciais de 2022, que foi divulgada neste sábado (17), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 45% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 35%.

No levantamento anterior, publicado no dia 10 de setembro, Lula aparecia com 44%, e Bolsonaro, com 36%. Agora, o pestista oscilou um ponto para cima, dentro da margem de erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Enquanto o atual presidente oscilou um ponto para baixo. Depois aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7%, e Simone Tebet (MDB), com 5%. Em seguida, estão Felipe D’Avila (Novo) com 1%, e Soraya Thronicke (União Brasil), com 1%.

Outros cinco candidatos incluídos na pesquisa foram citados pelos entrevistados, mas não chegaram a 0,5%: Vera Lúcia (PSTU), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB) e Sofia Manzano (PCB).

Os que dizem que irão votar em branco, anular ou não votarão em nenhum candidato somam 3%. Os que não souberam ou preferiram não responder são 2%. Mil e cem pessoas foram entrevistadas por telefone entre os dias 14 e 16 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. O levantamento tem 95,45% de confiança. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08883/2022.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Leia mais | Candidatos só podem ser presos em flagrante a partir deste sábado (17) 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.