TECNOLOGIA

Anatel libera 5G em mais sete capitais nesta segunda-feira (19)

O lançamento foi liberado em Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI)

Compartilhe:
19 de setembro de 2022
Portal GCMAIS

Mais sete capitais passarão a contar com a faixa 3,5 gigahertz (GHz) do 5G a partir desta segunda-feira (19). O lançamento foi liberado em Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI), conforme a Anatel.

Anatel libera 5G em mais sete capitais nesta segunda-feira (19)
Foto: Agência Brasil

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Anatel libera 5G

Com a decisão, 22 capitais terão acesso ao 5G. Apenas cinco capitais da Região Norte ainda não têm a tecnologia: Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Manaus e Belém. Conforme a Anatel, as operadoras Claro, TIM e Vivo deverão instalar um número mínimo de antenas 5G em cada capital. Cada operadora deverá ativar pelo menos oito estações em Aracaju, cinco em Boa Vista, 11 em Campo Grande, oito em Cuiabá, 13 em Maceió, 14 em São Luís e 11 em Teresina.

No interior do país, o sinal do 5G puro será gradualmente ativado até 2029, segundo o cronograma da Anatel. A tecnologia já é oferecida em 15 capitais: Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Salvador, Goiânia, Rio de Janeiro, Palmas, Vitória, Florianópolis, Recife, Fortaleza e Natal.

Inicialmente, o 5G deveria estar disponível em todas as capitais até 31 de julho. A Anatel, no entanto, adiou o cronograma duas vezes, por causa do atraso na entrega dos filtros que evitam que o 5G interfira em serviços profissionais de satélite.

Para ter acesso à internet móvel do 5G puro, o usuário precisa ter um celular habilitado para a tecnologia. Também é preciso estar nos bairros cobertos pelo sinal 5G, que inicialmente está funcionando em áreas escolhidas pelas companhias telefônicas.

(com informações da Agência Brasil)

Leia mais | Tecnologia começa a funcionar nesta segunda-feira (5) em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.