Ícone do site Portal GCMAIS

Golpe digital: bandidos se passam por banco ao telefone e mensagem

Foto: Reprodução

Uma médica de Fortaleza foi mais uma vítima de estelionato virtual. Ela recebeu uma ligação com a identificação do número de telefone do banco dela. Entretanto, quem falava do outro lado da linha eram criminosos. Os bandidos agiram com muita rapidez. Em menos de trinta minutos, Diane Cavalcante teve um prejuízo de mais de R$ 90 mil reais.

Especialistas em segurança virtual alertam que se mesmo com todas as precauções a pessoa cair num golpe virtual, é preciso procurar a polícia o mais rápido possível.

Confira mais detalhes na reportagem

 

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

Novo golpe começa por uma ligação 0800; saiba como evitar

Está cada dia mais comum ser vítima de um crime virtual. Entre os mais comuns estão: roubo de perfil em redes sociais, clonagem do número do celular e furto de senhas pessoais. Os golpistas estão sempre inovando na forma de enganar as vítimas. Recentemente, surgiu uma nova modalidade, o golpe da Pirâmide do Pix que começa com uma ligação de 0800.

Pessoas que caem no golpe relatam que os criminosos conseguem mudar as senhas das redes sociais e tomam controle de tudo. Uma vítima informou a equipe de reportagem da TV Cidade Fortaleza que recebeu uma mensagem de texto dizendo que tinha feito uma compra e caso quisesse contestar ligasse para um número 0800. Ela ligou, e foi parar em uma central que tinha todas as suas informações.

Já Marissa Oliveira, influenciadora digital e vítima dos golpistas, teve suas redes sociais invadidas e os bandidos usaram várias estratégias para fazer dos 300 mil seguidores, novos alvos do golpe.

Confira dicas de especialistas para evitar cair em golpes virtuais

Leia mais | Operação Lei Seca completa 13 anos investindo em alta tecnologia

Sair da versão mobile