25 DE SETEMBRO

Dia Nacional do Rádio: Grupo Cidade de Comunicação é referência em informação, música e entretenimento

Grupo Cidade de Comunicação se destaca no mercado cearense por ser o maior hub de mídia do Ceará, com 7 emissoras

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25 de setembro de 2022
Portal GCMAIS

O Dia Nacional do Rádio é celebrado neste domingo (25), em referência à data de nascimento de Edgar Roquette-Pinto, considerado o pai da radiodifusão no Brasil. Médico, professor, escritor, antropólogo, etnólogo e ensaísta, Roquette-Pinto fundou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, chamada posteriormente de Rádio MEC após ser doada, em 1936, ao Ministério da Educação. O Rádio é um dos instrumentos mais importantes de transmissão de informação, música e entretenimento, e o Grupo Cidade de Comunicação se destaca no mercado cearense por ser o maior hub de mídia do Ceará, com 7 emissoras.

Dia Nacional do Rádio: Grupo Cidade de Comunicação é referência em informação, música e entretenimento
Foto: César Augusto/GCC

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Rádio no Brasil

O rádio se iniciou no país no dia 7 setembro de 1922. Naquele dia, uma estação de rádio foi instalada no Corcovado, no Rio de Janeiro, então capital federal, para tocar músicas e veicular o discurso do então presidente Epitácio Pessoa.

Desde então, este veículo de comunicação ganhou força e entrou nas casas das pessoas. Hoje, é possível ouvir rádio em casa, no carro, no telefone celular, no computador e de tantas outras formas.

No ano em que o rádio completa 100 anos, o Ministério das Comunicações propõe tornar o dia 25 de setembro — que já é considerado o Dia Nacional do Rádio e da Radiodifusão — uma homenagem oficial e definitiva a Roquette-Pinto, diante da importância do primeiro veículo de comunicação de massa e instrumento de integração nacional.

Chegada ao Ceará

A primeira emissora radiofônica cearense, a Ceará Rádio Clube, surgiu em 1934, período no qual o rádio comercial já despontava em todo o Brasil. Três anos antes, em 27 de maio de 1931, o presidente Getúlio Vargas havia promulgado o primeiro estatuto específico da radiodifusão brasileira. Porém, o alto custo dos aparelhos e o baixo alcance da emissora eram fatores que impossibilitavam a expansão do novo meio de comunicação no Estado.

Para mudar essa realidade, João Dummar, empresário libanês que impulsionou o movimento radiofônico no Estado, fundador da emissora Ceará Rádio Clube e comerciante de aparelhos de rádio, trouxe à capital cearense, em 1940, uma novidade tecnológica: a transmissão em ondas curtas. A chegada das ondas curtas era anunciada pelos jornais, que acompanhavam as negociações do empresário Dummar no sul do País. No dia 29 de agosto de 1941, a Ceará Rádio Clube deu início às transmissões em ondas curtas e inaugurou seus novos estúdios, um verdadeiro marco histórico para a democratização da informação no Ceará. A estação recebeu autorização para mudar do Bairro Damas para o oitavo e nono andares do Edifício Diogo, localizado no bairro Centro.

Dia Nacional do Rádio: transformações

Assim como os outros meios de comunicação, o rádio também passou por mudanças e transformações. A ampliação do acesso à internet e, principalmente, da produção de conteúdo fez com que o rádio migrasse de plataforma e experimentasse novos formatos. Já no final dos anos 1990, as primeiras rádios surgiram na internet do Brasil.

Uma das rádios “tradicionais” que tem utilizado o formato é a Jovem Pan, que se destaca por transmissões no YouTube. No segmento esportes, a rádio tem um canal do YouTube desde 2015. A página tem cerca de 3,4 milhões de seguidores e 1,6 bilhão de visualizações desde então.

O “nascimento” do podcast ocorreu em 2004. Naquele período, as empresas de tecnologia buscavam uma solução para as questões dos downloads ilegais de produtos fonográficos protegidos por direitos autorais. Uma das iniciativas foi o iTunes, da Apple. Ao contrário do rádio na internet, transmitido ao vivo, o podcast passou a permitir que os ouvintes baixassem um conteúdo e o escutassem no momento em que quisessem. Em um tempo no qual o acesso à web era limitado e as pessoas não estavam 100% do tempo conectadas, era uma saída para se consumir conteúdo.

Grupo Cidade, referência na radiodifusão

Atualmente, o Grupo Cidade de Comunicação é conhecido pelo seu sucesso em suas sete emissoras de rádio. A 89 FM se destaca com sua programação popular, enquanto Jovem Pan Fortaleza 94,9 FM e Cidade 99,1 FM atraem um público jovem e pop. A Jovem Pan News Fortaleza 92,9 FM é protagonista no segmento all News. E a mais recente, Clube Jericoacoara 91,7 FM leva o som e o clima de uma das praias mais paradisíacas do mundo. Com foco em música nacional e internacional para um público sofisticado, a Atlântico Sul FM 105,7 tem ouvintes fiéis, assim como a Cidade AM 860, que é um sucesso com a ala mais tradicional do mundo radiofônico.

“O rádio foi, é e permanecerá sendo um veículo fundamental para a consolidação da comunicação e a democratização da informação”, destacou o diretor-geral do Grupo Cidade, Edson Ferreira.

As sete emissoras de rádio do Grupo Cidade de Comunicação aliam planejamento para a execução de estratégias de conteúdo e integração para proporcionar inovação em suas programações e estruturas. O maior hub de mídia cearense investiu na aquisição de novos transmissores para potencializar a qualidade e o alcance das rádios. Paralelamente, diversificou sua produção de conteúdo com base em análises de dados e integração das equipes, consolidando um grande polo fomentador de jornalismo, esporte e entretenimento.

“As rádios fazem parte da história do Grupo Cidade e são parte fundamental para o êxito dos nossos projetos. Estamos dispostos a inovar e se renovar para o próximo centenário desse importante veículo de massa”, analisou Miguel Dias de Souza Filho, presidente do GCC.

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