Ícone do site Portal GCMAIS

Eleições 2022: 697 mil brasileiros no exterior poderão votar para presidente

Eleições 2022 697 mil brasileiros no exterior poderão votar para presidente

Foto:TSE

Nas eleições deste ano, mais de 697 mil brasileiros que moram no exterior pdoerão ir às urnas em outubro e votar para os cargos de presidente e vice-presidente da República. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número representa um aumento de 39,21% em relação a 2018, quando foram realizadas as últimas Eleições Gerais. No pleito de 2022, a votação ocorrerá em 181 cidades estrangeiras, de Xangai, na China, a Nova Iorque, nos Estados Unidos.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Brasileiros votam para presidentes

Em abril deste ano, o Plenário do TSE autorizou a instalação de postos de votação fora da sede das embaixadas e repartições consulares em 21 países. Lisboa, Miami, Boston, Nagoia e Londres são os locais que concentram a maior quantidade de brasileiros aptos a votar no exterior.

Assim como ocorre no Brasil, as mulheres formam a maioria do eleitorado que vota em outros países. Nas 181 cidades em que serão realizadas as eleições, estão 408.055 (58,54%) eleitoras e 289.023 (41,46%) eleitores.

Grande parte dos eleitores brasileiros que poderão votar para presidente fora do território nacional tem entre 35 e 44 anos. No total, há 198.112 pessoas dentro dessa faixa etária.

Publicidade

Novo debate do Grupo Cidade de Comunicação com candidatos ao Governo do Ceará

O Grupo Cidade de Comunicação realiza, nesta segunda-feira (26), um novo debate com os candidatos ao governo do Ceará. Participam os postulantes de partidos com representação no Congresso Nacional, Capitão Wagner (União Brasil), Elmano Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PDT).

O confronto acontece a partir das 18 horas, com transmissão ao vivo pela TV Cidade Fortaleza, pela rádio Jovem Pan News Fortaleza 92,9 FM e pelo canal do Portal GCMAIS no YouTube. No entanto, a partir das 17h30, os ouvintes e internautas já poderão acompanhar o pré-debate. Além disso, durante os intervalos comerciais, a cientista política e colunista do GCMais, Carla Michele Quaresma, comenta os temas discutidos no bloco anterior.

Leia também | Assista ao 1º debate da TV Cidade com candidatos ao Governo do Ceará

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile