Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará realiza 253 transplantes de janeiro a julho deste ano

Ceará realiza 253 transplantes de janeiro a julho deste ano

Foto: Agência Brasil

Entre janeiro e julho deste ano, 253 transplantes foram realizados no Ceará, conforme dados da Secretaria da Saúde do Ceará. O número corresponde a 65% de todos os procedimentos realizados no estado em 2021, quando foram contabilizados 387 cirurgias.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Recorde de transplantes no Ceará

Com 55 procedimentos, abril teve o maior número de transplantes. Setembro é o mês de alusão ao Setembro Verde. Aqui no Ceará, a Fundação do Rim realiza campanha relacionada ao tema.

Mais informações no Balanço Geral Manhã

 

Publicidade

Entenda como funciona a doação de medula óssea no Brasil

Dados do Registro Nacional de Medula Óssea (Redome) mostram que, no Brasil, cerca de 650 pessoas aguardam na fila por uma doação de medula de um doador que não seja um parente. A boa notícia é que o número de doadores voluntários cadastrados tem aumentado expressivamente nos últimos anos. Em 2000, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), eram 12 mil inscritos e, dos transplantes de medula realizados, apenas 10% dos doadores eram cadastrados no Redome.

Hoje, com mais de 5,5 milhões de doadores inscritos, o Brasil tem o terceiro maior banco de dados do gênero no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha. “A chance de se identificar um doador compatível, no Brasil, na fase preliminar da busca, é de até 88%, e ao final do processo, 64% dos pacientes têm um doador compatível confirmado”, explicou o instituto.

A medula, conhecida popularmente como tutano, é um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos. Nela, são produzidos os componentes do sangue: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Pelas hemácias, o oxigênio é transportado dos pulmões para as células de todo o organismo e o gás carbônico é levado destas para os pulmões, a fim de ser expirado. Já os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do organismo, combatendo infecções. Por fim, as plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.

Leia também | Vacinação contra sarampo está abaixo da meta, diz Ministério da Saúde

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<   

Sair da versão mobile