O primeiro turno das eleições acontece no domingo (2). Neste ano, possuem cinco cargos em disputa. Os eleitores devem estar atentos à ordem de votação, que se inicia com: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e, por fim, presidente da República.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Eleições 2022: eleições acontecem no domingo (2)
A fim de orientar e evitar erros no momento da votação, a Justiça Eleitoral disponibiliza para os eleitores e eleitoras o simulador de votação na urna eletrônica para as Eleições.
É importante destacar que a quantidade de dígitos a serem digitados varia, conforme o cargo. Confira:
Deputado Federal: possui quatro dígitos: os dois primeiros sinalizam o partido, enquanto os dois últimos identificam o candidato;
Deputado Estadual: devem ser colocados cinco dígitos para definir o candidato ou candidata, sendo os dois primeiros do partido e os últimos para sinalizar o candidato;
Senador e seus dois suplentes: o eleitor deve teclar três dígitos;
Governador e Vice-Governador: dois dígitos;
Presidente e Vice-Presidente da República: também dois dígitos.
Confira mais detalhes na reportagem
TSE proíbe uso de imagens de viagens e determina exclusão de vídeos
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou na última quinta-feira (22), por unanimidade, decisão que proíbe o uso, em campanha à reeleição, de imagens do presidente Jair Bolsonaro em viagens como chefe de Estado.
Os vídeos publicados pela campanha foram feitos após eventos oficiais em Londres (funeral da rainha Elizabeth II) e em Nova York (77ª Assembleia Geral da ONU).
Por meio de nota, o TSE destacou que, de acordo com a Lei das Eleições, agentes públicos em campanha à reeleição não podem utilizar prerrogativas do cargo para se beneficiar, sob pena de afetar a igualdade de oportunidades entre os candidatos na disputa.
Leia também | Grupo Cidade realiza segunda rodada de sabatinas com os candidatos ao Governo do Ceará
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<