Na manhã desta quarta-feira (29), o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), concedeu entrevista exclusiva à Rádio Jovem Pan News Fortaleza FM 92.9. O gestor municipal comentou diversos assuntos. Entre eles, Sarto falou sobre a conclusão das obras na avenida Sargento Hermínio, que há 20 anos está em reforma. “Eu vou entregar a Av. Sargento Hermínio no ano que vem”, projeta o prefeito.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
De acordo com o gestor, a dificuldade de avançar na obra está na articulação de diferentes empresas de setores distintos, como água, luz, telefonia e gás. Contudo, de acordo com Sarto, a conclusão e a entrega da obra estão previstas para o primeiro semestre de 2023. Sarto comentou ainda que tem acompanhado essa obra desde antes de ter sido eleito prefeito de Fortaleza.
Também em relação ao trânsito, o chefe do executivo municipal informou que concluiu a operação “tapa buraco”. Entretanto, essa operação é contínua. Por isso, algumas ruas da cidade ainda devem receber reparos nos próximos dias. Mas, ao todo, 90% das ruas previstas para a operação foram contempladas.
Mais recursos para a educação
Durante a entrevista, Sarto anunciou que sancionou, na terça-feira (28), a lei que destina 80% do valor dos precatórios para o pagamento dos profissionais da educação. Os outros 20% do valor serão aplicados na manutenção e no desenvolvimento da Rede Municipal de Ensino. A medida não acarretará prejuízo ao processo judicial em tramitação, referente ao precatório dos anos de 2005 e 2006.
José Sarto fala sobre a linha de farmácia básica
Sobre o reabastecimento a linha de farmácia básica da Prefeitura, o prefeito informou que ao todo a rede conto com 137 itens, porém há 10 em falta. Entre os itens ausentes, 7 são antibióticos. Contudo, de acordo com Sarto, os medicamentos de hipertensão e de diabete têm sido preservado para não prejudicar a população. O gestor atribui a dificuldade de reabastecimento das farmácias à baixa na produção nacional.
Ainda na área da saúde, Sarto reforçou que 500 cirurgias eletivas já foram realizadas. Agora, o foco é a realização de um mutirão de cirurgias de catarata. Sarto aguarda apenas o orçamento do Ministério da Saúde para iniciar os procedimentos.
Leia mais | Ceará realiza 253 transplantes de janeiro a julho deste ano
Assista à entrevista com prefeito José Sarto
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<