Ícone do site Portal GCMAIS

Saiba que horas vão ser divulgadas as pesquisas de intenção de votos para presidente

Saiba que horas vão ser divulgadas as pesquisas de intenção de votos para presidente

Foto: Agência Brasil

Institutos de todo o Brasil divulgam neste sábado (1º), véspera do primeiro turno, as pesquisas de intenção de voto. A votação para o primeiro turno acontece no domingo (2).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Pesquisas de intenção de voto

Vale lembrar que, na reta final das campanhas eleitorais, o resultado das pesquisas pode ter uma influência sobre o eleitor.

Programação de divulgação de pesquisas:

9h – CNT/MDA
10h – Abrapel/Ipespe
17h30 – TV Globo e Folha/Datafolha
Começo da noite – Genial/Quaest
Noite – TV Globo/Ipec

Publicidade

Leia mais | MDA/CNT: Lula, 48,3%; Bolsonaro, 39,7%; Ciro, 4,9%

Eleições 2022: saiba tudo sobre o dia de votação neste domingo (2)

Domingo (2) é o dia da votação do primeiro turno das Eleições 2022. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), serão mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores que vão exercer seu papel de cidadão. Serão também quase 1,8 milhão de mesárias e mesários e mais de 29,2 mil candidatas e candidatos. A votação acontece em 5.570 cidades do país e em 181 localidades no exterior.

O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos. A votação acontece entre as 8h e as 17h (horário de Brasília).

Leia mais | Saiba a ordem de votação na urna eletrônica

Documentos

Para votar, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória. Entre as opções de documentos aceitos, estão: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto.

Também é possível votar com a versão digital do título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral. O TSE recomenda que antes de sair de casa, o eleitor deve anotar a ordem dos cargos na urna eletrônica e os números das candidatas e dos candidatos. “A ‘colinha’ vai ajudar muito na hora que você estiver em frente à urna; afinal, são muitos números para lembrar”, destaca o TSE.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile