ECONOMIA

Ceará registra 10,9 mil pedidos de demissão em agosto

No Brasil, do total de 1.773.161 de desligamentos registrados em agosto, 632.798 foram de pedidos de demissão

Compartilhe:
4 de outubro de 2022
Portal GCMAIS

O Ceará registrou 10.939 pedidos de demissão em agosto. Levantamento feito pela LCA Consultores nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que contabiliza as vagas com carteira assinada no país, aponta que o Brasil bateu novo recorde de pedidos voluntários de desligamentos.

Ceará registra 10,9 mil pedidos de demissão em agosto
Foto: Agência Brasil

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Pedidos de demissão

No Brasil, do total de 1.773.161 de desligamentos registrados em agosto, 632.798 foram de pedidos de demissão. O número equivalente a 35,7% do total. Em relação a julho, o aumento no número de pedidos foi de 7,5%.

O Ceará totalizou 42.102 demissões em agosto. Em relação aos 26 estados e o Distrito Federal, só não houve recorde nos pedidos de demissões em agosto no Amapá, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Leia mais | Sine Municipal oferta 1.324 vagas de trabalho em Fortaleza

Mudanças em excesso podem gerar pedidos de demissão e abandono de carreira

Há mais de 2.500 anos o filósofo grego Heráclito de Éfeso afirmava que o mundo e nós mesmos mudamos o tempo todo e resumiu seu pensamento em uma frase que se tornou famosa: “Um homem não se banha duas vezes no mesmo rio, pois a cada segundo o rio é outro e o homem também”. Desde então, escutamos este ditado “a única certeza nesta vida é a mudança”. Embora saibamos que isso é verdade, este conhecimento parece não facilitar os inúmeros processos de mudanças que vivemos. A Dra. Britt Andreatta aponta que isso ocorre porque fomos programados biologicamente para resistir à mudança. Embora sejamos uma espécie adaptativa, nossa primeira resposta a qualquer alteração é a suspeita e a resistência, classificadas como biológicas e que nos ajudaram a sobreviver por centenas de anos.

Nos últimos anos, a neurociência nos mostrou que a amígdala examina constantemente o ambiente em busca de qualquer sinal de mudança, porque esse cenário diferente é o precursor de uma ameaça ou perigo iminente. Hoje, sabemos que fomos programados para assumir o pior até que seja mostrado o contrário. Quando olhamos para as mudanças nas organizações, o “como” e o “quanto “, os líderes comunicam a mudança pode exacerbar ainda mais essas respostas ou ajudar a nos levar à aceitação e à resignação.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<

 

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.