Ícone do site Portal GCMAIS

Izolda Cela rebate fala de Bolsonaro sobre analfabetismo no Nordeste: “preconceito e xenofobia”

Izolda deixa o MEC e afirma que é "possível" concorrer à prefeitura de Sobral

Foto: Divulgação

A governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido), rebateu o discurso do presidente Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, sobre o analfabetismo no Nordeste. “O presidente dá provas evidentes do que já se sabe: ele não conhece o Brasil e não tem respeito pelas pessoas. Infelizmente, o analfabetismo ainda é um problema brasileiro. Ele não sabe disso porque o Governo Federal não dialoga com estados nem com municípios”, iniciou a gestora.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Izolda Cela responde Bolsonaro

Ainda na postagem, Izolda destacou o desempenho do Ceará na educação. “O Ceará, estado do Nordeste, criou há mais de 15 anos o Programa de Alfabetização na Idade Certa, que vem sendo uma referência para estados e municípios em todo o Brasil. De acordo com os dados do INEP/MEC, o Ceará tem atualmente 87 das 100 escolas com melhores desempenhos no País nos anos iniciais do ensino fundamental. O presidente, que deveria cuidar de todos os brasileiros, destila preconceito e xenofobia com o povo nordestino, sem o mínimo conhecimento. Uma pena! Inaceitável”, finalizou.

Bolsonaro associa o analfabetismo ao Nordeste

Na última quarta-feira (5), em live nas redes sociais, Bolsonaro associou os eleitores nordestinos ao analfabetismo e a falta de cultura.

“Uma notícia importante, pessoal, tá aqui na CNN. Lula venceu em 9 dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo. Sabe quais são esses estados? No nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta o mais grave nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores nessas regiões, porque esses estados do Nordeste estão há 20 anos sendo administrados pelo PT. Onde a esquerda entra, leva o analfabetismo, leva a falta de cultura, o desemprego, a falta de esperança, é assim que age a esquerda no mundo todo”, disparou o mandatário.

Publicidade

Na Região Nordeste, o petista conseguiu 12,9 milhões de votos a mais que Bolsonaro (21,6 milhões a 8,7 milhões).

Leia mais | Jade Romero reafirma que secretariado do Governo do Ceará terá 50% de mulheres

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<   

Sair da versão mobile