O Namca mantém o projeto “Brinquedos que Cuidam” que recebe de forma permanente as doações.
Saiba como doar brinquedos para crianças vítimas de crimes sexuais no Ceará
Em homenagem ao Dia das Crianças, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) está recebendo doações de brinquedos para o Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente (Namca), da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel). Responsável por realizar o delicado trabalho de perícias em vítimas de violência e crimes sexuais, o Namca necessita de brinquedos para atender de forma humanizada essas crianças.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O Namca mantém o projeto “Brinquedos que Cuidam” que recebe de forma permanente as doações. A iniciativa tem como objetivo arrecadar brinquedos que são entregues às vítimas após o término do atendimento pericial.
Projeto Brinquedos que cuidam
Como tentativa de minimizar o dano psicológico da violência sofrida, ao final do atendimento, a criança é presenteada com um brinquedo. Esses brinquedos são frutos de doações da população, dos próprios servidores, de colaboradores e de outras instituições, através da campanha permanente “Brinquedos que Cuidam”. Além do trabalho realizado no núcleo-sede, em Fortaleza, a Pefoce também realiza esse tipo de perícia nos núcleos da Pefoce espalhados no interior do Estado, o que demanda uma constante arrecadação de brinquedos.
A médica perita legista e supervisora do Namca, Ana Leopoldina, ressalta a importância de ter um ambiente acolhedor unido ao atendimento com excelência na sua qualidade técnica.
“Além de ter um espaço adaptado com brinquedoteca, com livros infantojuvenis para que a criança ou adolescente se sintam mais seguros antes de serem atendidos, ao final do atendimento nós oferecemos um brinquedo para essas crianças. Por meio de doações, nós mantemos o nosso estoque e essa tentativa é de amenizar um pouco esse trauma sofrido e de mostrar para essa criança que somos parceiros dela na sua proteção, somos segurança pública atuando como órgãos garantidores de direitos dessa criança e preocupados também com o seu bem-estar”, enfatizou.
Atendimento de crianças vítimas de crimes sexuais
A Pefoce realiza o atendimento prioritário para as vítimas atendidas pelo Namca 24h por dia em espaço seguro e privativo em todos os núcleos da Pefoce na Capital e no interior. As salas de exames dispõem de aparato técnico-instrumental para aumentar a eficiência da identificação das lesões e dos vestígios, equipada com colposcópio e ultrassom.
O Namca atua interligado com a Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf), que dispõe de laboratórios de Biologia Forense e DNA Forense, que atuam diretamente na identificação dos autores dos crimes, provas que auxiliam nas investigações e condenações dos agressores.
“Nós oferecemos a essas vítimas e suas famílias um atendimento pericial com excelência na sua qualidade técnica que vai ajudar na responsabilização criminal dos agressores e com isso reduzir os índices desses crimes. Procuramos também prestar um atendimento humanizado, acolhedor, respeitoso e digno com essas vítimas”, conta Ana Leopoldina.
Saiba como doar brinquedos
Os interessados em contribuir para o projeto Brinquedos que Cuidam podem deixar as doações diretamente na sede da Pefoce, situada na Av. Presidente Castelo Branco, 901, bairro Moura Brasil, em Fortaleza. Além de brinquedos, o Namca também recebe livros infantis e material didático (lápis de cor, canetinhas, tintas, pincéis etc.). O telefone para contato é (85) 3101.5049.
Para doar para os núcleos da Pefoce no interior do Estado – Sobral, Juazeiro do Norte, Russas, Canindé, Iguatu, Crateús, Itapipoca, Quixeramobim, Tauá -, basta ir até o núcleo e deixar as doações com as recepcionistas.
Leia também | Homem tenta furtar leite em pó e acaba preso na Caucaia
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.