Ícone do site Portal GCMAIS

PF investiga fraude na contratação de médicos e enfermeiros em Redenção

PF investiga fraude na contratação de médicos e enfermeiros em Redenção

Foto: Divulgação/PF

Na manhã desta sexta-feira (14), a Polícia Federal deflagrou a operação policial Dor Fantasma, com o objetivo de aprofundar investigação sobre suposto esquema criminoso envolvendo licitação com indícios de fraude e desvios de recursos públicos federais na contratação de médicos e enfermeiros pelo Município de Redenção. Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão,  expedidos pela 32ª Vara da Justiça Federal, em Fortaleza e Redenção e Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Fraude na contratação de profisionais em Redenção

“As buscas têm como objetivo apreender documentos e mídias para instrução de Inquérito Policial, individualização da atuação dos suspeitos nos crimes investigados e levantamento da destinação dos recursos públicos repassados pela União ao Município de Redenção, apurando-se eventuais desvios e/ou apropriação praticados por integrantes da Secretaria de Saúde e comissão de licitação”, detalhou a corporação.

As investigações tiveram início no ano de 2020. Pesquisas revelaram que a empresa investigada recebeu dos cofres públicos valores na casa de R$ 58 milhões, grande parte de origem federal, por meio de contratos firmados com diversas Prefeituras do Ceará. Os investigados poderão responder pelo cometimento, em tese, dos crimes de corrupção ativa e passiva artigos 317 e 333 do Código Penal e artigo art.1º, I, do Decreto-Lei nº 201/67, com penas de até 36 anos de prisão. As investigações continuam, com análise do material apreendido.

PF deflagra operação que investiga empresários por fraude e lavagem de dinheiro

No dia 5 deste mês, a Polícia Federal deflagrou operação que investiga esquema criminoso envolvido em fraudes, apropriação indébita e lavagem de dinheiro em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Oito policiais federais cumprem dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal.

Publicidade

As buscas tiveram como objetivo apreender celulares, documentos e outras mídias para instrução de apuração de crimes no bojo de cooperação jurídica internacional proveniente da Procuradoria de Justiça da Noruega. Conforme a PF, os fatos em investigação envolviam empréstimo suspeito no Banco do Nordeste do Brasil (BNB), com atuação de empresários estrangeiros e empresas norueguesas sediadas no Brasil.

As investigações na PF foram iniciadas em 2014 e suas conclusões foram encaminhadas às autoridades norueguesas. O resultados dos trabalhos podem fundamentar novas investigações pela PF no Ceará.

Leia mais | Fotógrafo é alvo de operação que investiga compartilhamento de imagens de abuso sexual

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile