FORTALEZA

Plano operacional é criado para volta do festival ‘Evangelizar É Preciso’

Aterro da Praia de Iracema recebe 15ª edição do evento neste sábado (15)

Compartilhe:
14 de outubro de 2022
Portal GCMAIS

O festival católico ‘Evangelizar É Preciso’ retorna a Fortaleza neste sábado (15). Com o tema “Juntos evangelizamos mais”, a 15ª edição do evento, com apresentação do Padre Reginaldo Manzotti, chega ao Aterro da Praia de Iracema após dois anos de pausa por conta da pandemia da Covid-19. Para tornar essa realização possível, a Prefeitura realizou um esquema operacional de trânsito, transporte, fiscalização e limpeza.

Plano operacional é criado para volta do festival ‘Evangelizar É Preciso’
Foto: Reprodução

Para chegar de forma ordenada ao local, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) disponibilizará um efetivo de cerca de 60 agentes para disciplinar o tráfego no e auxiliar os deslocamentos. Os trabalhos terão início às 8 horas com o monitoramento da área e coibição de estacionamento irregular. Às 12 horas, começa o bloqueio da Av. Historiador Raimundo Girão no trecho compreendido entre Rui Barbosa e Ildefonso Albano.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A opção de desvio para o condutor que segue na Av. Historiador Raimundo Girão, sentido Centro, é entrar à esquerda na Rui Barbosa, à direita na Deputado Moreira da Rocha, seguindo pela Av. Dom Manuel. Já para quem vem no sentido Mucuripe, a orientação é dobrar à direita na Ildefonso Albano e à esquerda na Av. Monsenhor Tabosa.

No mesmo horário, vias transversais como as ruas Barão de Aracati, Carlos Vasconcelos e Monsenhor Bruno também ficarão bloqueadas no cruzamento com a Av. Monsenhor Tabosa. Em virtude da interdição provisória, a AMC orienta que os demais condutores evitem trafegar na área e priorizem ruas e avenidas alternativas como Pereira Filgueiras e Santos Dumont (sentido oeste/leste) e Tenente Benévolo e Costa Barros (sentido leste/oeste).

Fiscalização integrada

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) atuará no evento com 60 agentes de Atividades Urbanas e Vigilância Sanitária, entre fiscais e auxiliares, no ordenamento de ambulantes e permissionários e na verificação da qualidade e certificação dos alimentos comercializados, a fim de preservar a organização e a segurança sanitária do evento. Os serviços de saúde que prestarão apoio à celebração, também serão vistoriados.

A Agefis contará com o apoio dos órgãos de segurança do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, Polícia Civil, Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), com o objetivo de garantir a segurança dos agentes envolvidos, além de coibir práticas inadequadas que possam ocorrer durante a operação.

Além disso, desde o início do mês de setembro, a Vigilância Sanitária da Agefis vem realizando fiscalizações prévias aos possíveis fornecedores do evento, a fim de certificar a garantia e qualidade dos alimentos que serão comercializados. Ao todo, 13 estabelecimentos foram fiscalizados.

Denúncias

A Agefis atua regularmente na fiscalização de eventos de massa realizados na capital, para assegurar a saúde e o bem-estar do público, e reforça que a população pode acionar a fiscalização por meio dos canais de denúncia: o aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e iOS), o telefone 156 e o site Denúncia Agefis.

Limpeza no Evangelizar É Preciso

Ao término do evento, a limpeza do Aterro da Praia de Iracema ganhará reforço entre as 22h e as 3h da manhã. Além do contingente ordinário que faz a limpeza ao longo de toda a orla da Beira Mar nos três turnos (manhã, tarde e noite), a Secretaria Executiva Regional 2 enviará 30 garis a mais para deixar a faixa de areia e o calçadão limpos novamente. Antes da abertura do festival, a partir das 7h40, haverá varrição do calçadão e serviço de limpeza de boca de lobo e sarjetas em toda a extensão da Beira Mar.

Ao todo, somando o efetivo ordinário e o extra, serão 139 garis atuando na região. Os profissionais escalados serão distribuídos para a faixa de areia e calçadão durante todo o sábado e início do domingo, nos quatro turnos de trabalho. Para dar suporte ao trabalho dos garis, serão utilizadas 100 lixeiras, uma caçamba, um veículo microcoletor de resíduos e uma varredeira mecanizada, responsável por peneirar a areia e separar os resíduos.

Transporte Público

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reforçará a frota de ônibus da cidade para o Evangelizar É Preciso. Além das 23 linhas que já costumam circular aos sábados pela região do evento, mais 30 veículos extras serão disponibilizados à população a partir das 12h do sábado com encerramento às 01h do domingo (16/10). Os ônibus adicionais estarão distribuídos em todos os terminais de integração conforme a demanda de passageiros. Serão 06 veículos no Antônio Bezerra, 02 no Conjunto Ceará, 02 no Lagoa, 06 na Parangaba, 05 no Siqueira, 5 na Messejana e 4 no Papicu.

Linhas Especiais

930 – Antônio Bezerra/Aterro da Praia de Iracema

931 – Parangaba/Aterro da Praia de Iracema

933 – Lagoa/Aterro da Praia de Iracema

935 – Messejana/ Aterro da Praia de Iracema

936 – Conjunto Ceará/Aterro da Praia de Iracema

937 – Papicu/ Aterro da Praia de Iracema

938 – Siqueira/Aterro da Praia de Iracema

Segurança

A Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), por meio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), atuará em apoio ao evento com o efetivo de 32 guardas municipais, com patrulhamento por meio de viaturas, a pé, em motocicletas e câmeras de videomonitoramento da Central de Operações Integradas Beira Mar (COI-BM), além de apoiar as ações de fiscalização ao longo da Avenida Beira-Mar.

A GMF também atuará no controle de fluxo de pessoas nos terminais de integração de ônibus da cidade.

Guarda-Vidas

Os guarda-vidas da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) estarão de plantão, no período noturno.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Leia mais | Pesquisa Ipespe/Abrapel: Lula tem 54% dos votos válidos e Bolsonaro 46%  

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.