A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou a lei que estabelece a gratuidade para eleitores, no dia das eleições, no transporte metroviário e rodoviário intermunicipal e metropolitano de passageiros, regular e complementar. O projeto foi aprovado durante a sessão plenária realizada nesta quinta-feira (20).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Conforme o líder do governo e relator do projeto, Dep Júlio César Filho (PT), o benefício será concedido a partir de sexta-feira (28), às 17h, até segunda-feira (31), um dia após a eleição, às 8h. Para obter a gratuidade, o eleitor deverá apresentar o título de eleitor ou outro documento que comprove o local de votação no município de destino.
“Apresentamos requerimento de urgência para acelerar a aprovação dessa importante medida. Com esse projeto, o Estado garante o direito constitucional da população de exercer a cidadania. A ida do eleitor às urnas no próximo dia 30 é essencial para o processo democrático”, ressaltou o parlamentar.
Izolda garante ônibus de graça para quem for votar fora de Fortaleza
A Governadora do Estado, Izolda Cela, informou que enviou mensagem à Assembleia Legislativa para garantir aos eleitores que votarão em outros municípios a gratuidade do transporte coletivo metropolitano e intermunicipal no 2º turno da eleição no Ceará, marcado para o próximo dia 30. A informação foi anunciada em suas redes sociais nesta quarta-feira (19).
“Informo aos cearenses que enviei mensagem à Assembleia Legislativa para garantir aos eleitores que votarão em outros municípios a gratuidade do transporte coletivo metropolitano e intermunicipal no 2º turno da eleição no Ceará. O objetivo é dar a possibilidade de todo cearense poder exercer o seu direito constitucional de votar, exercendo a sua cidadania. No caso do transporte entre os municípios, a lei prevê a gratuidade das 17h do sábado (29) às 8h da segunda (31). É muito importante que todos e todas compareçam às urnas e ajudem a decidir o futuro do nosso país. O fortalecimento da democracia depende de cada um de nós”, publicou.
Em Fortaleza, as passagens de ônibus serão gratuitas também no segundo turno. A população terá gratuidade no transporte coletivo das 5h às 18h. A medida valeu também no primeiro turno e foi aprovada na Câmara de Fortaleza para facilitar o transporte dos eleitores. O líder da base do governo na AL, Deputado Júlio Cesar, publicou que pretende trabalhar para aprovar o projeto o mais rápido possível com os demais parlamentares.
“Como líder do governo, trabalharemos para garantir, com rapidez, a aprovação dessa importante matéria. É fundamental possibilitar aos cearenses o direito constitucional de exercer a cidadania votando. A ida às urnas no próximo dia 30 é essencial para o processo democrático”, destacou.
Leia mais | Municípios são liberados para oferecer transporte gratuito no segundo turno
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<