Fortaleza possui 20 trechos de praias próprias para banho neste fim de semana, conforme a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Os pontos se dividem entre os setores Leste, Centro e Oeste da Capital. O documento de balneabilidade da autarquia foi divulgado nesta sexta-feira (21) e já consta no site e no aplicativo do órgão.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
No setor Leste apenas dois pontos não estão próprios para a recreação primária, que são o na altura da rua Ismael Pordeus e o da Praia do Titanzinho. Ao todo, o setor aponta onze praias próprias para banho.
O setor Centro, apresenta seis trechos adequados, compreendidos na altura da av. Desembargador Moreira, próximo à feirinha da Beira Mar até o trecho Inace (Indústria Naval do Ceará).
Já no setor Oeste apenas dois trechos estão próprios: o próximo à Igreja de Santa Edwiges e o trecho da Praia da Leste, na altura da av. Filomeno Gomes.
Praias próprias para banho em Fortaleza
O boletim é feito pela equipe da Gerência de Análise e Monitoramento da Superintendência (Geamo). Os técnicos seguem os critérios de balneabilidade descritos na Resolução Conama Nº 274, de 29/11/2000.
O monitoramento envolve a classificação da qualidade da água quanto a sua balneabilidade em termos sanitários. As águas são avaliadas nas categorias própria e imprópria utilizando como parâmetro indicador básico a densidade de coliformes termotolerantes (ou fecais).
Na capital, as coletas são realizadas semanalmente em 31 pontos, distribuídos em três setores:
- Setor Leste – Compreendido entre a praia do Caça e Pesca e a praia do Farol; com 11 pontos de amostragem;
- Setor Centro – Compreendido entre a praia do Iate e a praia em frente à Indústria Naval do Ceará (INACE), nas imediações do número 100, da Av. Presidente Kennedy, com 10 pontos;
- Setor Oeste – Compreendido entre a praia do Marina’s Park Hotel, na Avenida Presidente Castelo Branco, Nº. 400, até a foz do rio Ceará, com 10 pontos.
Leia também | Praias do Ceará são atingidas por manchas de óleo, informa Semace
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<