O Observatório do Turismo de Fortaleza realizou pesquisa inédita sobre a Percepção da Satisfação e Felicidade do Turista de Fortaleza 2022. O objetivo do levantamento foi identificar o perfil dos viajantes que escolheram a capital cearense para visitar e o grau de satisfação e felicidade com suas experiências no destino. As informações foram coletadas de junho a agosto de 2022. Conforme o estudo, a nota média do grau de satisfação e felicidade do turista em virtude das experiências vividas por ele na capital cearense foi de 9,14.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A pesquisa identificou que os atrativos naturais foram os que mais marcaram os visitantes, com 37,1% da preferência; seguidos pela receptividade do fortalezense, com 19,4%. A diversão ficou em terceiro lugar, com 12,6%; já as experiências vividas atingiram o quarto lugar, com 11,9%. O ranking é completado pela gastronomia (10,4%) e pelo atendimento do fortalezense aos visitantes (8,6%).
Com relação às expectativas, 94,7% dos entrevistados afirmaram que encontraram o que esperavam na Cidade e 95,2% tiveram suas expectativas atendidas. Além disso, 97,5% dos visitantes afirmaram que retornariam a Fortaleza e 97,9% também indicariam o destino para outras pessoas.
Esta é a primeira vez que a Secretaria Municipal do Turismo (Setfor) realiza um estudo sobre o grau de satisfação e felicidade na experiência dos turistas em Fortaleza.
“Esse é um levantamento inédito em uma cidade no país. É a primeira vez que está sendo medido o grau de felicidade do turista com relação a um destino. O turismo é uma mola propulsora da nossa economia e é muito importante considerarmos todos os aspectos nele envolvidos”, destacou Alexandre Pereira, titular da Setfor.
Leia mais | Programa de cursos profissionalizantes oferta 2.420 vagas em Fortaleza
Novas experiências
O levantamento também considerou se o visitante viveu novas experiências em Fortaleza. Um total de 30,8% citou as praias locais como a principal nova experiência vivida na Cidade. A Praia do Futuro especificamente (21,8%) e a Beira-Mar (16%) foram citadas na sequência.
Sobre a motivação da viagem, 64,9% veio a lazer; 15% esteve em Fortaleza para visitar parentes e/ou amigos; enquanto 14,3% veio a negócios. Outros motivos, como saúde, concursos e estudo, trouxeram 3,1% dos entrevistados. Eventos (1,6%), motivos religiosos (0,8%) e esporte (0,3%) foram as outras razões citadas pelos entrevistados para visitar a Cidade.
A pesquisa foi realizada no Aeroporto de Fortaleza, na área de check in, na praça de alimentação e nos espaços de circulação próximos à Casa do Turista do terminal aéreo.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<