Ex-presidente declarou apoio ao petista após o primeiro turno da eleição “por uma história de luta pela democracia e inclusão social”.
FHC divulga vídeo para pedir voto em Lula no segundo turno
O ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso divulgou um vídeo pedindo voto em Lula (PT). A publicação foi feita nesta quinta-feira (27), nas redes sociais. O pronunciamento acontece a dois dias do segundo turno, marcado para este domingo (30).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
No registro, FHC diz que a vida dos brasileiros será ainda melhor com Lula do que foi após o Plano Real.
“Nessas eleições, não tem dúvida”, diz o ex-presidente no vídeo. “Vote no Lula, porque ele vai melhorar mais ainda a sua vida”.
— Fernando Henrique Cardoso (@FHC) October 27, 2022
Poucos dias após o primeiro turno das eleições, em 2 de outubro, FHC declarou apoio a Lula. Na ocasião, disse que votaria em Lula, na disputa contra Jair Bolsonaro (PL), no segundo turno. “Voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social”, declarou.
No primeiro turno da eleição presidencial de 2022, Lula teve 57.259.504 votos (48,43%) e Bolsonaro 51.072.345 (43,20%). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu a totalização dos votos do primeiro turno das eleições gerais deste ano no dia 4 de outubro.
Lula e FHC se encontram pessoalmente
O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, teve reunião com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), no dia 7 de outubro, em São Paulo. Primeiro colocado no primeiro turno da eleição de 2022, o ex-presidente Lula disputa o Planalto em chapa com o ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSB), candidato a vice-presidente.
Lula já havia dito nesta semana que gostaria de agradecer FHC pessoalmente pelo apoio dado pelo tucano neste segundo turno. O petista tenta ampliar o clima de “frente ampla” contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.
“Não quero fotografia, gravação de nada, só visita humanitária de velhos companheiros”, afirmou Lula sobre FHC.
Na mesma semana, além de FHC, Lula recebeu apoio de economistas que trabalharam com o ex-presidente tucano, como Persio Arida e Arminio Fraga. Todos justificaram a defesa da democracia como motivo de adesão à campanha do petista no segundo turno.
Leia também | Lula e FHC se encontram pessoalmente
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.