Fortaleza vem passando por transformações no que diz respeito à mobilidade urbana. Mais de 30% da população da Capital se desloca a pé. Por isso, é necessário investir em projetos que deixem seguras as pessoas que são mais vulneráveis no trânsito.
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As travessias elevadas são faixas acima do nível da rua projetadas para estar alinhada com a altura das calçadas, como se fossem uma extensão destas. Utilizadas como item de segurança, têm o objetivo de fazer com que os motoristas priorizem o momento e o espaço dos pedestres, tornando o ir e vir mais seguro.
Os principais benefícios desse tipo de intervenção são a ampliação da visibilidade dos pedestres durante a travessia, a melhora das condições de segurança, mobilidade e acessibilidade de quem caminha, além da manutenção da velocidade segura dos veículos independentemente das circunstâncias. Fortaleza possui 92 travessias elevadas instaladas, sendo 27 só em 2021.
As cores pintadas no asfalto podem, até, ser consideradas um trabalho artístico, mas a presença delas vai muito além. A intervenção faz parte do projeto para expandir calçadas, dando mais espaço ao pedestre e facilitando a travessia. Consequentemente, aumentando a segurança.
O conceito de mobilidade requer que as cidades sejam planejadas para as pessoas. Seguindo essa premissa, a AMC segue inovando com projetos. É o caso das Praças Vivas, conjunto de intervenções de baixo custo que tem como objetivo ocupar de forma democrática espaços atualmente ociosos da malha viária dos centros urbanos. Até o momento, foram 15 praças implantadas e 13 bairros contemplados.
Readequação de espaços em Fortaleza
As Praças Vivas ocupam de forma democrática espaços atualmente ociosos da malha viária. Já a área próxima ao Dragão do Mar teve a sinalização do projeto Cidade da Gente renovada. Com tinta comum, jarros de plantas, bancos e outros mobiliários de baixo custo, cerca de 300 metros da Rua Almirante Jaceguai ganharam uma revitalização, que contempla a maior Amarelinha do Brasil, brincadeira tradicional das crianças para incentivar a ocupação do espaço público.
Nos bairros Granja Lisboa e Conjunto Palmeiras, o pacote de intervenções Caminhos da Escola vem promovendo a segurança no trânsito e o desenvolvimento infantil em áreas que se situam ao redor de instituições de ensino, tornando o percurso casa-colégio mais lúdico e seguro.
Ainda no sentido de priorização dos pedestres, as ruas Floriano Peixoto, Assunção e Barão do Rio Branco receberam as alterações do projeto Calçadas Vivas, se tornando mais caminhável utilizando materiais de baixo custo e rápida implementação para a ampliação das áreas de passeio.
O bairro Serrinha teve 190 cruzamentos revitalizados, além de uma intervenção urbana realizada por técnicos da AMC que transformou um espaço ocioso no cruzamento das ruas Galileu x Gov. João Carlos em uma praça. Já no José Walter, 284 cruzamentos foram revitalizados, além de quatro novos semáforos, três travessias elevadas, 90 paraciclos e zonas de 50 km/h.
O Centro, além das áreas com readequação de velocidade para 30 km/h e 50 km/h, recebeu renovação da sinalização em 93 cruzamentos, 14 travessias elevadas e maior faixa de pedestres na Av. Tristão Gonçalves. Como parte do conjunto de intervenções de segurança viária planejada, foi implantada uma sinalização turística para ciclistas e pedestres contendo a indicação dos atrativos do bairro. O objetivo é estimular o turismo local, priorizando a caminhada e o ciclismo, bem como promover um resgate cultural da região. Foram indicados 60 prédios históricos.
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