Por meio de nota, a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) informou que realizará fiscalizações, neste domingo (30), nos órgãos de segurança pública durante a prestação dos serviços eleitorais no Ceará. A nota foi divulgada após um vídeo, que circula nas redes sociais, sugerir que profissionais da segurança, fora de serviço, estarão atuando junto a campanhas políticas durante o segundo turno das eleições.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A nota ainda reforçou a seguinte informação:
“Seguindo a Carta Magna de 1988 e a legislação em vigor, que veta qualquer utilização de policiais fora dos ditames estabelecidos nos normativos constitucionais e legais, o órgão não permitirá que ocorra a utilização de policiais da ativa que estejam de folga em campanhas neste domingo (30). Ressalta-se que a Controladoria estará juntamente com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social trabalhando nas eleições com a finalidade de garantir a ordem pública no pleito eleitoral e a plena realização da democracia.”
O vídeo que motivou a nota da CGD tem Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, o General Theophilo, durante um evento em Fortaleza na última sexta-feira (28). O apoiador da campanha do candidato Bolsonaro sugeriu que policiais de folga contratados farão parte de uma “estratégia de guerra” que acompanhará as votações durante o segundo turno no Ceará.
Leia também | “Não quero ficar perto de você”, diz Lula a Bolsonaro durante debate
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<