318 municípios devem ter transporte público gratuito no domingo (30), por conta do segundo turno das Eleições 2022. O levantamento, feito pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e pelo Tarifa Zero BH, registrou que 277 municípios já estabeleceram oficialmente que fornecerão a gratuidade, por meio de decisões das prefeituras, e identificou que outros 41 tiveram a medida divulgada, porém sem confirmação oficial.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Transporte público gratuito
Ao todo, esses 318 municípios podem contemplar 96,5 milhões de habitantes. Vale destacar que, no primeiro turno, apenas 62 cidades adotaram a gratuidade no transporte público. Esse número maior de cidades com gratuidade, neste segundo turno, diz respeito ao contexto político atual.
Segundo o levantamento, o estado de São Paulo é o maior em número de cidades que terão transporte de graça. Ao todo, o estado tem 142 com o benefício disponível para a população. A quantidade em São Paulo quase quadruplicou após determinação da Justiça do estado. Inclusive, o benefício foi estendido para sistemas intermunicipais de transporte.
Leia também | Eleições 2022: saiba o que abre e fecha no dia da votação
Por outro lado, o único estado sem cidades registradas com a gratuidade total é o Acre, segundo o levantamento. Entretanto, vale pontuar que na capital Rio Branco a passagem será livre apenas na viagem de volta para quem apresentar o comprovante de votação.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<