Pilotos das companhias aéreas Latam, Azul e controladores de tráfego aéreo relataram o surgimento de luzes no céu de Porto Alegre, na noite deste sábado (5). O que intrigou as equipes do Aeroporto Salgado Filho é que não havia nenhum outro avião na região no momento, o que levou os pilotos a desconfiarem da aparição de Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) no céu brasileiro.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O caso foi registrado por volta de 23h. Em um vídeo divulgado, diálogos entre os comandantes e a controladora de tráfego aéreo são detalhados.
Conforme os relatos, as luzes acendiam, apagavam e se moviam rapidamente, mas não impediram o tráfego das aeronaves. O piloto do voo TAM 3406, que decolou de Guarulhos (SP) para Porto Alegre, definiu a aparição das luzes, que, segundo ele, “às vezes é uma, às vezes duas ou três”.
Já o piloto do voo Azul 4657 também afirmou ter avistado as luzes desde o aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. As luzes, segundo ele, eram em “aspiral”, girando bem forte.
Pelo menos sete pilotos de aeronaves voando na região reportaram os movimentos de luzes a velocidades altíssimas e em movimentos horizontais e verticais, fora do comum.
Pilotos relatam aparição de OVNIs
Sobre a existência de algum relato atípico durante voos em direção a Porto Alegre, a Fraport Brasil afirmou que “não recebeu nenhum reporte/registro neste sentido.” Já a companhia aérea Azul disse, por meio de nota, “que não tem ciência dos fatos e ressalta que seus tripulantes seguem os mais rigorosos protocolos de segurança e que, qualquer eventualidade, é comunicada imediatamente ao controle de tráfego aéreo e segue para investigação das autoridades competentes.”
OVNIs
A definição de Óvni engloba todos os objetos voadores irreconhecíveis de imediato, mas não se limita apenas à visualização de discos voadores. O tema é visto com desconfiança por uma parte da população que não acredita na existência de vida em outros planetas.
Leia também | Vestibular 2023 da Uece: primeira fase acontece neste domingo (6)
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<