A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, assume, o Governo do Estado a partir desta segunda-feira (7). A magistrada vai chefiar o Palácio da Abolição em virtude da viagem da governadora Izolda Cela (sem partido) ao Egito, onde acontece a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022 (COP-27).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Nas redes sociais, no domingo, Izolda desejou sorte à desembargadora.
“Viajo para participar da 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 27), que será realizada no Egito. Também assinarei importante acordo na área de Hidrogênio Verde, além de reuniões com investidores e Banco Mundial. Nesta semana a presidente do TJCE, desembargadora Naílde Pinheiro, assume como governadora em exercício. Desejo sorte e ótimo trabalho à desembargadora Naílde a frente do Governo do Estado”, postou a governadora.
Pinheiro ficará à frente da gestão estadual até o dia 12 de novembro. A assinatura da transmissão de cargo aconteceu no último domingo (6).
Conforme linha de sucessão, a presidente do TJCE é a terceira a ser escolhida para o cargo. A medida acontece após a vice-governadora Izolda Cela assumir o Governo do Ceará. O seguinte seria o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), que está de licença e fará viagem para fora do país.
Nailde Pinheiro
Maria Nailde Pinheiro Nogueira nasceu em Aurora, no interior do Ceará, em 5 de junho de 1957. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1982, ingressou na magistratura em 1986 como juíza substituta na Comarca de Marco. Em 1992, foi promovida para a Comarca de Fortaleza, onde exerceu atividades como juíza titular da 11ª Vara Criminal, e em seguida da 1ª Vara de Delitos de Tráfico e Uso de Substâncias Entorpecentes.
Foi escolhida para o 1º biênio como juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em 2004 e eleita em 2009 como desembargadora do TJCE pelo critério de merecimento. Em 2015, assumiu a Vice-presidência e Corregedoria Regional do TRE-CE. No biênio seguinte, chegou a Presidência.
Também presidiu a 2ª Câmara de Direito Público do TJCE de 2016 a 2019, ano em que assumiu o cargo de Vice-Presidente do Judiciário cearense, no exercício da função de supervisora, no âmbito do 2º grau, do Núcleo de Auxílio à Produtividade (NAP) e do Núcleo de Qualificação do Acervo (NQA), além da presidência da Comissão Gestora do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (NUGEP). É especialista em Direito Processual Civil pela UFC (2003) e autora do livro “O Direito Sucessório do Cônjuge e do Companheiro”.
Leia mais |
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<