Ícone do site Portal GCMAIS

23º Congresso IBGC debate revisão do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa

23º Congresso IBGC debate revisão do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa

Foto: Divulgação

A revisão do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, produzido pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), será tema de sessões da 23º edição do Congresso do instituto, nesta quinta-feira (10), segundo dia do evento.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

23º Congresso IBGC

O Código foi lançado em 1999 e desde então é periodicamente revisado. A quinta e última edição do documento foi publicada em 2015 e, em dezembro de 2021, o projeto de sua nova reforma foi aprovado pelo Conselho de Administração do IBGC.

“Nesta sexta edição, há um esforço ainda maior de olhar para a experiência do usuário do Código e, assim, pensar na sua praticidade e, em como fazer para que mais pessoas o utilizem. Essa estratégia coloca o ser humano no centro das ações e combina uma série de habilidades para atender às necessidades de diferentes tipos e portes de organizações, dos agentes de governança e, claro, de toda a sociedade. Também estamos priorizando um Código ainda mais inclusivo e, assim, mais inspirador a todo tipo de organização, mais principiológico e menos prescritivo”, destaca salienta Valeria Café, diretora de Vocalização e Influência do IBGC.

Para conferir programação completa acesse AQUI

Publicidade

Para que toda a sociedade possa participar do seu processo de construção, o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC será colocado em Audiência Pública em 29 de novembro de 2022.

Importante lembrar que o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC não se confunde com o Código Brasileiro de Governança Corporativa – Companhias Abertas. Este último foi publicado em 2016, elaborado pelo Grupo de Trabalho Interagentes (GT Interagentes), formado por 11 das mais relevantes entidades relacionadas ao mercado de capitais, sob coordenação do instituto.

Em 2017, a CVM incorporou as recomendações do Código Brasileiro à regulação e, desde 2019, todas as empresas com ações negociadas na bolsa brasileira precisam enviar anualmente seus informes de governança à Comissão de Valores Mobiliários, a CVM.

Valeria descreve que entre as diferenças de ambos os documentos, o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC é mais aberto e aspiracional em alguns pontos, por ser voltado a todas as organizações. “Apesar das diferenças, os dois documentos são bastante alinhados e têm o propósito de inspirar e fomentar boas práticas de governança na estratégia e cultura das organizações”, finaliza a diretora do IBGC.

Serviço – Painéis simultâneos da Revisão do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa
Data: Quinta-feira (10), das 14h30 às 16h.
Local: Golden Hall, WTC Events Center. Av. das Nações Unidas, 12.551 – São Paulo

Sobre o IBGC

Fundado em 27 de novembro de 1995, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), organização da sociedade civil, é referência nacional e uma das principais no mundo em governança corporativa. Seu objetivo é gerar e disseminar conhecimento a respeito das melhores práticas em governança corporativa e influenciar os mais diversos agentes em sua adoção, contribuindo para o desempenho sustentável das organizações e, consequentemente, para uma sociedade melhor. Para mais informações, consulte o nosso site em: https://www.ibgc.org.br/.

Leia mais | Acert realiza Congresso da Radiodifusão Fala Ceará 2022 e 6ª edição do Prêmio Aboio de Comunicação

>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile