Data é a terceira mais importante para o varejo, servindo como importante fator de redução da sazonalidade no período que antecede as festas de fim de ano.
Black Friday deve movimentar R$ 315 milhões no comércio de Fortaleza
A Black Friday deve gerar um potencial de faturamento de R$ 315 milhões no comércio varejista online e físico de Fortaleza, de acordo com levantamento da Fecomércio. Segundo a pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o período, 48,1% dos consumidores estão dispostos a ir às compras nessa data.
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Essa é a primeira pesquisa realizada pela instituição, através do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), sobre a mega promoção anual, que acontece no mês de novembro. O valor que o comércio da capital cearense deve faturar, segundo a pesquisa, coloca a data comemorativa como a terceira mais importante para o varejo, servindo como importante fator de redução da sazonalidade no período que antecede as festas de fim de ano. A concentração de promoções é o fator mais percebido pelo consumidor – citado por 69,3% dos entrevistados – como oportunidade para compras necessárias com desconto.
Neste ano, a Black Friday coincide com o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo e o perfil distinto de consumo nos dois eventos ajudará a potencializar os segmentos beneficiados, incrementando as vendas de bebidas, alimentação e material esportivo, além dos segmentos típicos da promoção. Segundo dados do Google, a Black Friday movimenta nove vezes mais recursos do que a Copa do Mundo de Futebol.
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Mais detalhes sobre a pesquisa de Black Friday em Fortaleza
O perfil dos entrevistados que respondeu afirmativamente sobre a intenção de compras – 48,1% dos entrevistados – mostra preponderância dos consumidores do sexo masculino (50,1% de resposta positiva), do grupo etário com idade entre 21 e 35 anos (59,8%) e com renda familiar mensal acima de dez salários-mínimos (52,3%).
Com relação à disposição para os gastos, 68,7% dos entrevistados revelaram a intenção de realizar compras de valor superior a R$ 500. Os mais entusiasmados pretendem comprar mais de cinco produtos (6,1% dos entrevistados), com predomínio do grupo de consumidores do sexo masculino (6,8%), com idade até 20 anos (9,4%) e do estrato com renda familiar mensal entre cinco e dez salários mínimos (12,9%).
Na forma de pagamento, há o predomínio da intenção de uso do cartão de crédito (58,9% das respostas), seguido de pagamento à vista com dinheiro ou cartão de débito (44,4%) e Pix (12,4%). A oferta de flexibilidade de prazo para pagar é fundamental para a decisão de consumo, já que 84,3% dos entrevistados desejam parcelar suas compras.
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