Vice-presidente eleito afirma ter pedido números a Ciro Nogueira e diz que dados “já existem, mas não são divulgados”
Alckmin cobra do governo Bolsonaro divulgação de dados sobre desmatamento da Amazônia
O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta segunda-feira (14), que solicitou ao governo de Jair Bolsonaro (PL) os dados mais recentes de desmatamento da Amazônia e do Cerrado, mas disse que a atual administração está retendo as informações. Em entrevista, o político ainda falou sobre novos nomes da equipe de transição.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Alckmin disse ter pedido os dados ao ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, coordenador da transição no atual governo, e ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
“Os números já existem, mas não estão sendo divulgados”, declarou Alckmin em entrevista a jornalistas sobre novos nomes da equipe de transição. Ele disse ter pedido os dados ao ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, coordenador da transição no atual governo, e ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
O governo de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quer acesso aos relatórios completos do sistema Prodes, do Inpe, sobre o desmatamento na Amazônia e no Cerrado nos 12 meses de agosto de 2021 a julho de 2022.
A ideia é analisar as informações para adotar medidas consideradas necessárias de acordo com os planos do governo eleito e suas propostas de campanha.
“Se somar [as emissões do] escapamento da moto, do carro, do avião, da lancha, do trem, do boi, lixão, esgoto, chaminé da fábrica, isso dá um pouquinho mais de 50%. Só o desmatamento é quase 50% das emissões. É de uma gravidade impressionante”, afirmou Alckmin.
Lula decolou na manhã desta segunda-feira (14) do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com destino ao Egito, onde participará da COP27 (Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), na cidade de Sharm el-Sheikh.
Leia também | Conheça os cearenses que compõem a equipe de transição de Lula
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.