O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) deu início à programação da Semana da Prematuridade com um ensaio fotográfico especial em que os recém-nascidos ganham vestes de super-heróis. O objetivo das fotos é tornar o ambiente da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTINeo) mais lúdico e leve para aproximar mais as mães e pais de seus filhos e da equipe de profissionais.
“Eles já são super-heróis, já vencem batalhas todos os dias”, afirma a neonatologista Sara Melgaço, enquanto põe capas, máscaras e armaduras sobre bebês internados na UTINeo do hospital da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). “É uma forma de amenizar a angústia que as famílias sentem com a chegada antecipada do bebê por não poder levá-lo para casa”, explica.
A ação também é uma forma de “quebrar um pouquinho o clima tenso da UTI”, segundo Tailys Mendes, mãe do pequeno João Gabriel. “Acabou nos distraindo e se tornando uma forma de diversão entre mãe e bebê”, compartilha. E a doutora Sara reforça: “É muito gostoso ver o quanto elas [as mães] se empolgam e ficam felizes de ver a gente enfeitando as crianças e dizendo que são super-heróis, porque elas se sentem mães de super-heróis”, completa.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Semana da Prematuridade
A Semana da Prematuridade é realizada anualmente pela equipe de Neonatologia do HGF e faz referência ao Dia Mundial da Prematuridade, celebrado em 17 de novembro. A data é um alerta sobre a prevenção do nascimento antecipado e suas consequências.
Na unidade, o evento busca promover capacitação de manejo e cuidados com os pequenos, além de discutir temas como a importância da amamentação e do luto junto aos profissionais, aos estudantes e aos parentes das crianças.
“Nessa semana, nós acolhemos ainda mais as famílias para que elas se sintam empoderadas, que vistam essa camisa, que se sintam de mãos dadas com a equipe. Nossa luta diária é para entregar o bebê prematuro para a sociedade com o mínimo de sequela possível”, enfatiza Melgaço.
A programação acontece entre os dias 14 e 18 de novembro e tem apoio de toda a equipe multiprofissional da UTINeo, incluindo Fisioterapia, Fonoaudiologia, Serviço Social e Enfermagem. Os participantes têm acesso a palestras, rodas de conversa, gincanas e oficinas sensoriais.
Leia também | Criança do DF recebe dose do remédio mais caro do mundo
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<