MEIO AMBIENTE

COP27: Governo da Noruega negocia aumentar repasses para proteção da Amazônia com Lula

Segundo o ministro Espen Barth Eide, o governo norueguês vai começar a negociar com a equipe de transição de Lula as condições para o desbloqueio do Fundo Amazônia

Compartilhe:
16 de novembro de 2022
Portal GCMAIS

Espen Barth Eide, ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, afirmou que deve ampliar o envio de dinheiro para projetos de conservação na Amazônia após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, o governo norueguês vai começar a negociar com a equipe de transição de Lula as condições para o desbloqueio do Fundo Amazônia.

COP27: Governo da Noruega negocia aumentar repasses para proteção da Amazônia com Lula
Foto: Agência Brasil

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Governo da Noruega

“Queremos desbloquear o Fundo Amazônia assim que entrarmos em acordo sobre a estrutura institucional dele. O que o presidente Lula disse na campanha, o que a equipe dele tem falado com a gente e a experiência que tivemos no passado sugerem que é algo que podemos resolver rapidamente. Já vamos conversar com a equipe de Lula para preparar isso. E, uma vez no poder, ele deverá tomar algumas decisões que achamos que vai tomar e o fundo vai ser reaberto rapidamente”, disse Eide, que está no Egito para a COP27, à BBC News Brasil.

Espen Barth lembrou que há cerca de US$ 540 milhões no Fundo Amazônia. O valor está “congelado” desde 2019 quando Noruega e Alemanha se desentenderam com o governo Jair Bolsonaro.

“Esse dinheiro já está lá, mas também estamos muito prontos para cooperar com o Brasil em outros projetos para a Amazônia. O ecossistema não respeita fronteiras. Então, estamos muito animados para melhorar nosso relacionamento com o Brasil, o que eu acho que vai acontecer”, projetou o ministro.

Leia mais | Hidrogênio Verde: Ceará assina acordos com empresas e deve gerar 2.500 empregos

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.