Erasmo Carlos morreu aos 81 anos nesta terça-feira (22). Um dos maiores artistas musicais do Brasil, ele era um exímio instrumentista e dizia não se considerar cantor. Mas mesmo assim, ficou conhecido por grandes sucessos como Minha Fama de Mau, Sentado à Beira do Caminho e muitos outros, o artista ganhou grande fama por participar do programa Jovem Guarda, da Record TV.
“Não me considero cantor. Não tomo cuidado nenhum, nem tenho preocupação com isso. Meu problema é conseguir transmitir o coração, transmito diretamente para o ouvido das pessoas a minha mensagem. Não me preocupo se a voz está alta, se está boa ou não, só preciso estar afinado. Estando afinado e com sentimento, é isso o importante para transmitir o que eu sinto”, disse Erasmo.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Relembre alguns dos maiores sucessos de Erasmo Carlos
É Proibido Fumar (1964)
Escrita com Roberto Carlos, a canção foi lançada no álbum de mesmo nome do parceiro de composição. Em 1994, ganhou uma versão gravada pela banda Skank, que entrou no disco Calango.
Minha Fama de Mau (1965)
A canção é um dos sucessos do álbum de estreia do Tremendão, A Pescaria. A composição marcou tanto a carreira de Erasmo que se tornou o título de um filme biográfico do músico, lançado em 2019, com Chay Suede no papel principal.
Festa de Arromba (1965)
Outro hit do primeiro disco de estúdio do cantor, a composição também é uma parceria com o amigo Roberto Carlos. Bem no estilo iê-iê-iê do rock brasileiro, a letra da música imagina uma festa reunindo diversos nomes jovens da música da época.
Gatinha Manhosa (1966)
Música do álbum Você Me Acende, a balada foi lançada anteriormente pela banda Renato e seus Blue Caps, um ano antes. Composição de Erasmo e Roberto, a canção já ganhou versões de Leo Jaime e Adriana Calcanhoto.
Vem Quente que Eu Estou Fervendo (1967)
Lançada no disco O Tremendão, é composição de Carlos Imperial e Eduardo Araújo, que se popularizou na voz de Erasmo. A música também ganhou uma versão do Barão Vermelho em 1996, que deu nova vida à obra entre as gerações mais jovens.
É Preciso Saber Viver (1974)
Mais uma parceria de Roberto e Erasmo, a música foi lançada no disco Roberto Carlos, mas também ganhou gravações do próprio Erasmo, em 1996, e dos Titãs, em 1998, que entrou na trilha sonora da novela Pecado Capital, da Globo, ajudando a popularizar ainda mais a canção.
Além do Horizonte (1975)
Composta em parceria com Roberto Carlos e famosa tanto na voz dele quanto em gravação com Tim Maia e Erasmo, a música ganhou uma versão da banda Jota Questa, gravada para a trilha da novela com o mesmo nome da canção, que foi ao ar entre 2013 e 2014.
Sentado à Beira do Caminho (1980)
Música lançada no álbum Erasmo Carlos Convida, é mais uma das composições do Tremendão com Roberto. Teve versões gravadas pela banda Blitz, em 1994, e Lulu santos, em 2013.
Pega na Mentira (1981)
Canção do disco Mulher, de Erasmo, com um tom irreverente, que se tornou um hit do tipo chiclete no anos 1980 e é lembrada até hoje sempre que alguém é flagrado faltando com a verdade.
Mesmo que Seja Eu (1982)
Composição do artista com Roberto Carlos, que entrou no disco Amar Pra Viver ou Morrer de Amor. A música fala sofre um relacionamento em conflito e também ganhou uma versão da cantora Marina Lima.