SAÚDE

CIADI atende crianças e adolescentes com autismo em Fortaleza; saiba como é funcionamento da instituição

Órgão foi criado em 20 de maio de 2021, com objetivo de prestar atendimento voltado para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Down

Compartilhe:
23 de novembro de 2022
Portal GCMAIS

O Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (CIADI) tem o objetivo oferecer atendimento a crianças de 2 a 12 anos e adolescentes até 16 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e crianças de 2 a 7 anos com Síndrome de Down, dependentes dos servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, e comunidade do entorno.

CIADI atende crianças e adolescentes com autismo em Fortaleza; saiba como é funcionamento da instituição
Foto: Reprodução

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O CIADI oferece assistência especializada multidisciplinar, segura, de qualidade e humanizada a essas crianças e adolescentes, visando a sua inclusão, reabilitação e desenvolvimento de suas habilidades cognitivas, sociais, emocionais e motoras, tendo uma inserção mais eficiente na vida social e exercendo sua cidadania.

O local tem a finalidade de ser um espaço que possibilite a promoção de saúde e a qualidade de vida do seu público, cuidando das crianças, adolescentes e suas famílias através de uma abordagem sistêmica multidisciplinar. Segundo o deputado Evandro leitão, Presidente Assembleia Legislativa, mais de 30 mil atendimento foram realizado nos dois anos de funcionamento.

“Nos sabemos que, desde a sua criação, aproximadamente 30 mil atendimentos foram realizados. Em 2021, mais de 16 mil atendimentos e, em 2022, mais de 14 mil até o mês de outubro”, informou.

A primeira-dama, Cristiane Leitão, explicou que cada ambiente do complexo foi pensando para uma abordagem sistemática e que priorizasse a inclusão.

“As famílias sofrem muito quando a criança não é incluída na sociedade. Então, fazemos esse trabalho, priorizando o diálogo, a humanização e a aceitação. Levamos isso para todo o estado do Ceará”, concluiu.

História do CIADI

O CIADI foi criado em 20 de maio de 2021, com objetivo prestar atendimento voltado para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Down, oferecendo assistência especializada, segura, de qualidade e humanizada a essas crianças e adolescentes, visando a inclusão, reabilitação e o desenvolvimento das mesmas. E é constituído pelos seguintes órgãos:

I – Célula de Atendimento em Transtorno do Espectro Autista;

II – Célula de Atendimento em Síndrome de Down.

Sendo sua estratégia, política e diretrizes são definidas pela Primeira Dama da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

Para desenvolver suas atividades, o CIADI conta com uma equipe de profissionais para a gestão do Centro e outra equipe multiprofissional, entre os quais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, musicoterapeutas, médico psiquiatra infantil, médico pediatra, neuropediatra infantil, psicopedagogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais.

As instalações do CIADI são totalmente adaptadas para atender o seu público dentro de uma infraestrutura segura e equipada.

Serviço CIADI

Dias: Segunda a sexta. Horário: 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Local: Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque (Anexo III da AL), Avenida Pontes Vieira, 2300.

Leia também | Casa da Esperança atende mais de 400 crianças com autismo em Fortaleza; saiba como é funcionamento da instituição

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.