ESTIAGEM

Governo Federal reconhece situação de emergência em municípios cearenses

Aiuaba, no Ceará, e Santo Antônio, no Rio Grande do Norte, enfrentam a seca, ou seja, uma ausência de chuvas ainda mais longa do que a estiagem.

Compartilhe:
24 de novembro de 2022
Portal GCMAIS

A Defesa Civil Nacional reconheceu, nesta quinta-feira (24), a situação de emergência em mais 17 cidades do Brasil atingidas por desastres naturais. No Ceará, dois municípios estão na lista: Milhã e Potiretama. Além dessas, outras nove cidades do país passam por um período de estiagem: Atalaia do Norte, Manaquiri e Tefé, no Amazonas; Itiúba, na Bahia; Água Branca e Cacimbas, na Paraíba; Cedro, em Pernambuco; Curral Novo do Piauí, no Piauí; e Boa Saúde, no Rio Grande do Norte.

Governo Federal reconhece situação de emergência em municípios cearenses
Foto: Reprodução

Já as cidades de Aiuaba, no Ceará, e Santo Antônio, no Rio Grande do Norte, enfrentam a seca, ou seja, uma ausência de chuvas ainda mais longa do que a estiagem.

Os municípios de Presidente Bernardes, em Minas Gerais, e Laje do Muriaé, no Rio de Janeiro, foram atingidos por queda de granizo. No Paraná, Mauá da Serra registrou vendaval, enquanto Monte Carlo, em Santa Catarina, sofreu com enxurradas.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Saiba como solicitar recursos federais para ações de Defesa Civil

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Leia também | Tribunal Regional Eleitoral tem novo local de atendimento em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.