Ícone do site Portal GCMAIS

Aplicação de vacina contra meningite é ampliada em Fortaleza para pessoas até 59 anos

Vacinação contra a gripe é ampliada a partir deste sábado no país

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

A gestão pública de Fortaleza ampliou a aplicação da vacina meningocócica C (Conjugada), contra meningite, para público geral até 59 anos e a partir de 60 anos em situações especiais (surtos e/ou viagem para áreas endêmicas), seguindo a recomendação do Ministério da Saúde (MS). O imunizante está disponível nos 116 postos de saúde da Capital, de 7h30 às 18h30.

A extensão do público-alvo vai até fevereiro de 2023, ou enquanto durar o estoque de doses. O objetivo é proteger a população contra a doença meningocócica do sorogrupo C, a fim de aumentar as coberturas vacinais e evitar a circulação da doença no País.

Conforme a coordenadora de Imunização de Fortaleza, Vanessa Soldatelli, as coberturas vacinais em todo o Brasil caíram consideravelmente, por isso, esta medida de ampliar o público geral busca proteger a população de possíveis surtos da doença.

“Essas mudanças impactam positivamente na proteção da população até 59 anos de idade. As orientações do Ministério da Saúde (MS) têm como base conhecimentos técnico-científicos, com o propósito de ampliar o acesso e a proteção dos grupos etários contemplados. É importante frisar a necessidade da prevenção, a vacina é proteção contra a doença”, explicou Soldatelli.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

Vacina meningocócica C, contra a Meningite

A vacina faz parte do Calendário Nacional de Imunização, sendo indicadas duas doses, aos 3 e 5 meses de idade, e um reforço aos 12 meses, com idade máxima, anteriormente, para menores de cinco anos. Adolescentes de 11 a 14 anos também recebem uma dose da vacina meningocócica ACWY.

Seguindo a orientação do MS, se a criança até 10 anos não tiver se vacinado, deve tomar uma dose da vacina, assim como o restante da população, poderá se vacinar com uma dose, mediante apresentação de documento original com foto.

Em 2020, a Capital alcançou uma cobertura de 100% das duas doses da Meningocócica C. Em 2021, a cobertura do imunizante foi de 73,75%. De janeiro a outubro deste ano, o índice da referida vacina está em 75%.

A doença

A Meningite é causada pela bactéria Neisseria Meningitidis, também conhecida como Meningococo, que provoca uma infecção nas meninges, as membranas que envolvem a medula espinhal e cerebral. O Meningococo é transmitido por meio de secreções respiratórias (tosse, espirro) e da saliva. Os principais sintomas são febre, rigidez na nuca, dor de cabeça intensa, vômitos e, em alguns casos, alterações neurológicas.

Leia também | Projeto “A Hora é Agora” amplia acesso à testagem de HIV em

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

Sair da versão mobile