Ícone do site Portal GCMAIS

Halo Solar: fenômeno chama atenção no céu de cidades do Ceará

Halo Solar fenômeno chama atenção no céu de Sobral

Foto: Sobral Online

O fenômeno Halo Solar voltou a chamar a atenção no céu de cidades cearenses, na manhã desta terça-feira (29). O brilho diferenciado ao redor do sol foi visto em diversos municípios cearenses: Sobral, Massapê, Forquilha, Santana do Acaraú, também nas regiões da serra da Ibiapaba e Vale do Acaraú.

Halo solar é um dos fenômenos ópticos, como arco-íris, irisação e o raio crepuscular. Segundo informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o fenomeno não é incomum e também não está relacionado diretamente a ocorrência de chuvas.

O fenômeno solar visto em cerca de 23 municípios cearenses é causado pelas refrações e reflexões da luz em pequenos cristais de gelo suspensos nas nuvens localizadas na troposfera. Ele ocorre da mesma maneira que o arco-íris, quando a luz passa pelas partículas de gelo e resulta nas cores que conhecemos. Contudo, no caso do halo solar, o formato circular devido à geometria desses cristais de gelo.

Confira mais detalhes no Jornal da Cidade

Chuva de granizo em Juazeiro do Norte

A cidade de Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, registrou forte chuva no dia 12 de novembro. Não bastassem as precipitações registradas, uma chuva de granizo atingiu a região. Moradores filmaram com celulares o fenômeno.

Publicidade

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o mês de novembro de 2022 já é o mais chuvoso da série histórica, iniciada nos anos 1970.

Nuvens mais desenvolvidas, do tipo cumulonimbus, formaram-se sobre o sul do Ceará, principalmente onde está situada a macrorregião do Cariri, colaborando para chuvas e ainda precipitação de granizo.

Leia mais | Chuva de granizo em Juazeiro do Norte; moradores filmam tudo, confira vídeos

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

 

Sair da versão mobile