A posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), marcada para 1º de janeiro de 2023, em Brasília (DF), terá, além da cerimônia oficial, shows de pelo menos 20 artistas brasileiros. O evento, chamado de “Festival do Futuro”, teve lista de atrações divulgada, conforme o grupo de organização da posse.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Posse de Lula
“São artistas que estiveram com a gente nessa caminhada rumo à vitória do Brasil da Esperança e que farão parte de uma grande agenda de mobilização que acontecerá no dia 1º de janeiro”, disse a futura primeira-dama, Rosângela Silva, a “Janja”, coordenadora do grupo responsável pela organização da posse presidencial, em Brasília.
A organização ainda aguarda confirmação de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Ludmilla e Emicida. “Além da posse institucional, teremos uma grande festa popular, que vai ser o festival do futuro”, explicou Janja. Os nomes dos palcos do festival serão em homenagem a duas artistas: Gal Costa e Elza Soares.
Confira artistas confirmados
Almério;
BaianaSystem;
Duda Beat;
Fernanda Takai;
Gaby Amarantos;
Johnny Hooker;
Juliano Maderada;
Luedji Luna;
Maria Rita;
Marcelo Jeneci;
Martinho da Vila;
Odair José;
Os Gilsons;
Otto;
Pabllo Vittar;
Tereza Cristina;
Tulipa Ruiz;
Valesca Popozuda.
Confira detalhes de como será a cerimônia de posse de Lula
Desfile ao ar livre e festa com líderes estrangeiros. Essa é a expectativa do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para a posse, em 1º de janeiro de 2023. A cerimônia terá três momentos diferentes — no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto e no Palácio do Itamaraty —, e começará no início da tarde.
A expectativa, segundo fontes da RecordTV, é que a posse só comece por volta de 14h, para garantir tempo hábil para que chefes de Estado de diferentes países cheguem ao Brasil após a virada do ano.
Lula sairá do hotel em um carro fechado até a Esplanada dos Ministérios. Lá, trocará de carro e desfilará ao ar livre no Rolls Royce, ao lado da primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, até a chapelaria do Congresso Nacional.
No Congresso, o rito de posse prevê discurso, juramento à Constituição Federal, cumprimentos, descida da rampa e tiros de canhão. Depois desse momento, Lula voltará ao Rolls Royce e se dirigirá ao Palácio do Planalto.
Na sede do Executivo, o rito previsto é a subida da rampa e a entrega da faixa presidencial do atual presidente para o próximo. No entanto, ainda não há confirmação se Jair Bolsonaro (PL) e o vice-presidente, Hamilton Mourão (Republicanos), participarão da cerimônia.
Depois do Planalto, Lula segue para o Palácio do Itamaraty para um coquetel com chefes de Estado e delegações estrangeiras.
Na Esplanada dos Ministérios, representantes da transição planejam montar pelo menos dois palcos para a apresentação de artistas. A expectativa é que pessoas de diversos locais do Brasil venham acompanhar a posse do petista. A presença de Lula em um desses palcos, próximo ao público, ainda não foi confirmada.
Leia também | Moraes determina que reclamação do PL só será analisada se abranger os dois turnos das eleições
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<