Dois deputados cearenses eleitos em outubro de 2022, se tornaram alvos de operações da Polícia Federal (PF) nos últimos dois dias. O deputado federal eleito Yury do Paredão (PL) e o deputado estadual eleito Stuart Castro (Avante) são investigados. Stuart chegou a ser preso, enquanto Yury foi alvo de mandado de busca e apreensão, segundo fontes da PF.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Operação contra corrupção afasta prefeito do cargo e prende duas pessoas em Itaiçaba
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizou uma operação contra corrupção na cidade de Itaiçaba, no Vale do Jaguaribe, na manhã desta quarta-feira (30). O prefeito do município, Frank Gomes, foi afastado do cargo por determinação judicial. Além disso, o irmão do gestor e o deputado estadual eleito Stuart Castro foram presos na mesma operação.
Foram cumpridos dois mandados de prisão e 19 mandados de busca e apreensão contra gestores públicos, ex-gestores e empresários. Além disso, foi determinado o afastamento cautelar das funções públicas, por 180 dias, do prefeito do município e do secretário de Infraestrutura, Indústria, Comércio e Turismo.
Os dois alvos de prisão foram o irmão do prefeito, dono de uma empresa de fachada que realizava obras na cidade, e o deputado estadual eleito Stuart Castro. Ele é proprietário da firma responsável pela limpeza pública.
Conforme as investigações do MPCE, os quatro são suspeitos de praticarem crimes de peculato, falsidades material e ideológica, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
As buscas foram realizadas nas residências do prefeito, de secretários, ex-secretários municipais e de empresários, bem como na sede das empresas investigadas. Na casa do prefeito, de um secretário municipal e de um empresário foram apreendidos R$ 67 mil em espécie, além de aparelhos celulares, computadores e documentos relacionados aos contratos investigados.
As medidas cautelares requeridas pelo MPCE foram deferidas pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). O Poder Judiciário determinou ainda o imediato encerramento dos contratos da Prefeitura com as empresas investigadas.
Deputado federal bolsonarista eleito no Ceará está entre os alvos de operação contra corrupção da Polícia Federal
Yuri do Paredão (PL-CE), deputado federal eleito no Ceará e aliado do presidente Jair Bolsonaro, está entre os alvos de operações da Polícia Federal (PF) deflagradas nesta sexta-feira (2). Foram cumpridos 10 mandados de busca de apreensão e dois de prisão preventiva contra suspeitos de crimes contra administração pública, como peculato, fraude em licitações, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Conforme informações divulgadas pela Polícia Federal, as supostas irregularidades envolvem contratos firmados pela prefeitura de Ouricuri (PE) e empresas com sede em Pernambuco e no Ceará.
Yuri do Paredão se manifestou sobre o caso através das redes sociais e publicou uma nota de esclarecimento. Conforme o deputado federal eleito, na manhã desta sexta-feira (2), ele respondeu todos os questionamentos feitos pela Polícia Federal e se colocou à disposição para esclarecer demais perguntas que surjam.
“É meu dever cívico dirimir qualquer dúvida que exista por parte das instituições. Sigo no meu dia a dia com as minhas atividades e ciente de que transparência e prestação de contas são premissas fundamentais do homem público”, escreveu Yuri do Paredão em publicação nas redes sociais.
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também | PF faz ação contra tráfico de mulheres do Brasil para a Europa