1.198 casos de furtos de cabos de semáforos foram registrados em Fortaleza até novembro deste ano, conforme a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). De acordo com a pasta municipal, o número supera as ocorrências de todo o ano de 2021 em mais de 170%, quando foram registradas 439 ações criminosas do tipo.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Furto de cabos de semáforos
“Este ano foram furtados 157 km de cabeamento de semáforos, três vezes mais que no ano passado, que teve 51 km de fios roubados. Em 2022 já acumula um prejuízo aos cofres públicos de R$ 2,159 milhões”, destacou a AMC.
O mês de novembro é o segundo que mais registrou ocorrências do tipo, com 179 ações criminosas, sendo 64% delas no Centro da cidade, com 114 furtos. Os bairros Benfica, Farias Brito e Papicu também são os que mais registram furtos de cabeamento no mês.
A AMC destacou ainda que atua em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para a identificação dos criminosos, além de registrar boletins de ocorrência e monitorar os atos criminosos em mais de 600 câmeras de vigilância.
“A gestão está fiscalizando e fazendo a reposição de todos os cabos que são roubados. Agora, neste momento, nós temos 20 sinais em que o farol foi retirado e o fio está sem sinalização”, destacou o prefeito José Sarto Nogueira. Ainda de acordo com o prefeito, a gestão municipal já marcou reunião com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para tratar sobre o tema. “Nós já nos comunicamos com a Secretaria da Segurança Pública, porque cabe ao Governo do Estado prender os criminosos. A gente está repondo (os cabos e fios), tendo prejuízos enormes. Nossas equipes da AMC e da Secretaria de Conservação já fizeram muitos contatos com a Secretaria da Segurança Pública, mas a gente precisa tomar uma medida mais enérgica, pra que a gente não prenda apenas aquele cara que está ali apenas para furtar o fio para às vezes trocar por droga. A gente precisa chegar no receptador, que é o grande negócio”, afirmou Sarto.
Balanço de furtos
A AMC registrou, até novembro de 2022, 1.198 ocorrências de furtos de semáforos. O número supera as ocorrências de todo o ano de 2021, quando foram registradas 439 ações criminosas do tipo. Neste ano, foram furtados 157 km de cabeamento de semáforos, o que gerou um prejuízo aos cofres públicos de R$ 2,159 milhões.
Furtos em 2021
Jan 4
Fev 4
Mar 48
Abr 126
Mai 58
Jun 44
Jul 1
Ago 0
Set 5
Out 43
Nov 47
Dez 59
Furtos em 2022
Jan 61
Fev 74
Mar 105
Abr 84
Mai 205
Jun 116
Jul 55
Ago 120
Set 91
Out 108
Nov 179
Homem com 120kg de fios de cobre furtados é preso em Fortaleza
Um homem suspeito foi preso em flagrante com sete peças de fios de cobre, totalizando cerca de 120kg, em outubro deste ano, na cidade de Fortaleza. A ação policial foi realizada por uma composição da 1ª Companhia do 19º Batalhão da Polícia Militar do Ceará (PMCE) no bairro Aerolândia.
De acordo com a Secretaria de Segurança e Defesa Social (SSPDS), a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) repassou para a viatura da PMCE uma ocorrência acerca de furto de fios de telefonia. Após o registro, os militares se dirigiram ao local informado, no cruzamento da Avenida Capitão Vasconcelos com Rua Capitão Uruguai, e se depararam com o suspeito empurrando um carrinho com uma certa quantidade de fios de cobre.
O homem, identificado como Francisco Robério do Nascimento Façanha, 38 anos, que já respondia criminalmente por roubo e furtos, foi apresentado no 13º Distrito Policial, onde novamente foi autuado conforme Artigo 155 do Código Penal Brasileiro.
Leia mais | Cerca de três toneladas de fios de cobre são apreendidos na Sabiaguaba
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<