Um grupo suspeito de furtar rodas de automóveis foi preso em Fortaleza durante ação deflagrada pelas forças de Segurança do Ceará. A “Operação Estepes” foi realizada por equipes da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), em conjunto com o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual do Ceará (BPRE) da Polícia Militar do Ceará (PMCE).
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Furto de rodas de automóveis
As prisões foram realizadas pelo Grupo Tático Rodoviário do BPRE e por inspetores da DRFVC, que obtiveram informações acerca do veículo utilizado pelos suspeitos, um automóvel Voyage. Durante a ação, no bairro Padre Andrade, um dos suspeitos foi capturado. Após a captura, as equipes da PMCE e da PC-CE localizaram os outros suspeitos de realizar a comercialização das peças automotivas.
No total, cinco suspeitos foram capturados durante a operação. Lucélio Marcos Lima dos Santos (35), conhecido como “Guga”, que já responde pelo crime de estupro, Francisco Ícaro Alves da Silva (25), Emanuel Thiago Silva Ximenes Queiroz (34), Antônio Claudio Rodrigues de Oliveira (39) e Francisco de Paula Oliveira (55). Os indivíduos são suspeitos, ainda, de furto das rodas de um veículo oficial de um órgão de trânsito do Estado, no bairro Maraponga, na capital cearense.
O grupo foi conduzido à sede da DRFVC, onde Ícaro e Lucélio foram autuados em flagrante por furto e associação criminosa. Já Cláudio, Thiago e Emanuel por receptação qualificada e associação criminosa. Agora, os homens encontram-se à disposição da Justiça. A DRFVC continua investigando a participação de outros suspeitos na ação criminosa.
Furtos de fios de semáforos aumentam 170% em Fortaleza
1.198 casos de furtos de cabos de semáforos foram registrados em Fortaleza até novembro deste ano, conforme a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). De acordo com a pasta municipal, o número supera as ocorrências de todo o ano de 2021 em mais de 170%, quando foram registradas 439 ações criminosas do tipo.
“Este ano foram furtados 157 km de cabeamento de semáforos, três vezes mais que no ano passado, que teve 51 km de fios roubados. Em 2022 já acumula um prejuízo aos cofres públicos de R$ 2,159 milhões”, destacou a AMC.
O mês de novembro é o segundo que mais registrou ocorrências do tipo, com 179 ações criminosas, sendo 64% delas no Centro da cidade, com 114 furtos. Os bairros Benfica, Farias Brito e Papicu também são os que mais registram furtos de cabeamento no mês.
Leia mais | Cerca de três toneladas de fios de cobre são apreendidos na Sabiaguaba
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<