Uma criança que estava engasgada pelo leite materno foi salva pelos bombeiros militares na cidade de Ipueiras, na segunda-feira (5). De acordo com o capitão Wanderley Aguiar, “a bebê de um mês foi levada pela mãe até o quartel engasgada com as vias aéreas obstruídas. A família foi atendida e o soldado Lopes imediatamente iniciou a manobra de tapotagem moderada, conseguindo liberar sua obstrução”, relatou o comandante do Posto Avançado do município (2ªCia/3ºBBM).
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Bebê engasgada com leite materno
“Eu amamentava minha filha e percebi que as vias aéreas dela foram obstruídas pelo leite materno”, disse a mãe Maria Solange. Logo após a ação dos bombeiros, mãe e filha foram encaminhadas para um pronto atendimento. Após a avaliação e posterior alta da bebê, Maria Solange e Maria Gabriely (bebê) se dirigiram até o quartel de Ipueiras, desta vez para agradecer a guarnição.
Engasgo: confira orientações de como proceder
Os casos de engasgo são comuns, principalmente em bebês, que podem se engasgar ao se alimentar, tomar mamadeira, mamar, ou até mesmo, com a própria saliva. O engasgo ocorre como consequência de uma reação do próprio organismo à ingestão incorreta de alimento ou acidental de um objeto, que tomam o caminho errado. Mas você sabe como proceder em situações como essa?
A primeira atitude ao perceber um engasgo em uma pessoa é ligar rapidamente para o 192, para chamar uma ambulância do SAMU, ou para o Corpo de Bombeiros, ligando para o 193.
Caso a vítima esteja acordada, inicialmente pede-se para que ela tente tossir na tentativa de eliminar ativamente o corpo estranho. Depois, a orientação é realizar a manobra de Heimlich, para facilitar a expulsão do objeto que estiver obstruindo sua via aérea. A indicação é se posicionar atrás da pessoa engasgada e abraçá-la na altura do estômago. O passo seguinte é fazer pressão num ciclo de cinco a oito vezes, ao mesmo tempo, para comprimir o abdômen contra os pulmões, forçando o desbloqueio da epiglote.
No caso dos bebês, deve-se inclinar a criança, com a barriga sobre o braço, para que o tronco fique mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão nas costas. Se não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax, na região entre os mamilos.
Se o engasgo for com líquido, a vítima deve ser colocada no chão, numa posição de conforto e o socorrista deve auxiliar na retirada do líquido, utilizando gazes, pano ou toalha.
Se a pessoa estiver sozinha, ela deve procurar um objeto rígido (cadeira ou sofá) e colocar a região abdominal (entre o diafragma e o umbigo), se apoiar e tentar fazer pressão interna com o próprio corpo.
Leia mais | Criança é salva por policiais após se engasgar com maçã
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<