Os Estados Unidos (EUA) expressaram, nesta terça-feira (6), preocupação com a penalização na Indonésia das relações sexuais extraconjugais, advertindo que tal medida pode afetar os investimentos no país de maioria muçulmana mais populoso do mundo.
“Nos preocupa como estas mudanças poderiam afetar o exercício dos direitos humanos e das liberdades fundamentais na Indonésia”, disse aos jornalistas o porta-voz do Departamento de Estado americano, Ned Price.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Também nos preocupa como a lei poderia afetar os cidadãos americanos que visitam e vivem na Indonésia, assim como o clima de investimento para as empresas americanas”, acrescentou.
O Parlamento da Indonésia aprovou emendas legais que proíbem o sexo fora do casamento, em um pacote de mudanças no Código Penal que os críticos dizem ser um retrocesso nas liberdades no país asiático.
Grupos de defesa dos direitos humanos protestaram contra as emendas que, segundo eles, são um golpe para as liberdades civis e uma guinada para o fundamentalismo.
“Tentamos fazer o possível para acomodar as questões importantes e as diferentes opiniões que foram debatidas”, disse Yasonna Laoly, ministra da Justiça e dos Direitos Humanos, aos deputados.
“No entanto, é hora de tomar uma decisão histórica sobre as emendas ao Código Penal e deixar para trás o Código Penal colonial que herdamos”, acrescentou.
Leia também | Pesquisa aponta que dormir acompanhado melhora o sono, estresse e a ansiedade
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<