A governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido), é uma opção cotada para ser a ministra da Educação do governo Lula. Segundo ao menos três petistas ouvidos pelo colunista Igor Gadelha, a decisão já teria sido tomada pelo presidente eleito.
A gestora deixará o comando do governo do Ceará em 1º de janeiro de 2023. Ela ocupa o cargo desde abril de 2022, após a renúncia do então governador Camilo Santana (PT) para disputar o Senado.
Izolda é ex-secretária da Educação do Ceará e uma das responsáveis pelo trabalho bem-sucedido na área no estado. A provável indicação de Izolda agrada Camilo e o governador eleito do Ceará, Elmano de Freitas (PT). Os dois se reuniram com Lula na semana passada, em Brasília, e são do mesmo grupo político da governadora.
Professora, Izolda atua há quase duas décadas na área de Educação. Ela já foi secretária da área no município de Sobral (2005-2006) e do estado do Ceará (2007-2014).
João Amoêdo diz quem gostaria de ver no Ministério da Educação e cita Izolda
João Amoêdo, ex-presidente do Partido Novo, compartilhou nas redes sociais que gostaria de ver a governadora do Ceará, Izolda Cela, na área de Educação no novo governo Lula. O empresário fez o cometário após a divulgação, nesta terça-feira (8), de nomes para a equipe de transição do presidente eleito.
“Pérsio Arida e André Lara Resende são ótimos nomes para a Economia. Não podemos retornar as políticas desastrosas dos últimos governos petistas. Gostaria de ver na Educação, outra área fundamental, quadros competentes como Cláudia Costin, Priscila Cruz e Izolda Cela”, escreveu Amoêdo nas redes sociais.
Leia também | Portaria de Bolsonaro impede Lula de receber Nicolás Maduro na cerimônia de posse
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<