Seis ônibus de Fortaleza ganharão iluminação e decoração natalina para percorrer a cidade por meio da Caravana Natal Iluminado, campanha promovida anualmente pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), no sábado (10). O evento acontece a partir de 18h e o trajeto dura, em média, 1 hora.
Ônibus iluminados em Fortaleza
A rota tem início na sede do Sindiônibus, e os veículos percorrerão cerca de 40 pontos, como as avenidas Beira Mar, Pontes Vieira e Washington Soares. Os ônibus contarão com decoração interna, letreiros com a mensagem “Feliz Natal”, e músicas natalinas. Após a caravana, os veículos iluminados continuarão circulando em linhas regulares até o dia 31 de dezembro. No total, os coletivos decorados passarão em 14 bairros.
Esse é o terceiro ano da Caravana, que aconteceu pela primeira vez em 2019. Devido a pandemia, em 2020 o evento foi suspenso. Os coletivos farão os passeios com funcionários das empresas associadas e seus familiares. O objetivo da campanha é transmitir para todos o espírito de renovação e esperança natalino.
Confira a rota completa:
- Rua Capitão Uruguai
- Rua Aspirante Mendes
- Rua Brigadeiro Vilela
- Rodovia BR-116 (pista local)
- Rodovia BR-116 (pista express)
- Avenida Visconde do Rio Branco
- Avenida Pontes Vieira
- Avenida Barão de Studart
- Avenida Antônio Sales
- Avenida Desembargador Moreira
- Avenida Santos Dumont
- Rua Monsenhor Catão
- Avenida Dom Luís
- Rotatória da Praça Portugal
- Avenida Desembargador Moreira
- Avenida Beira Mar
- Avenida da Abolição
- Avenida Almirante Henrique Sabóia
- Rua República do Líbano
- Rua Coronel Manoel Jesuíno
- Rua Tavares Coutinho
- Avenida Engenheiro Alberto Sá
- Rua Prisco Bezerra
- Rua Desembargador Lauro Nogueira
- Rua Almeida Prado
- Rua Bento Albuquerque
- Avenida Engenheiro Santana Jnior
- Avenida Washington Soares
- Avenida Coronel Miguel Dias
- Avenida Chanceler Edson Queiroz
- Avenida Rogaciano Leite
- Avenida General Murilo Borges
- Rotatória da Raul Barbosa
- Avenida Capitão Aragão
- Rua Capitão Olavo
- Avenida Borges de Melo
- Avenida Luciano Carneiro
- Rua Jaime Benévolo
- Avenida 13 de maio
- Acesso à Avenida Aguanambi
- Avenida Aguanambi
- Rotatória da Avenida Aguanambi
- Avenida Borges de Melo
Etufor transfere linhas para Terminal Sagrado Coração de Jesus
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) transfere a partir do próximo sábado (10/12) as linhas 666 – Jardim Castelão/Centro e 612 – Conj. Tancredo Neves/Centro da Avenida Visconde do Rio Branco para o novo terminal Sagrado Coração de Jesus. No último dia 01 de novembro, as linhas 501 – Bairro de Fátima/Rodoviária/Centro e 816 – Edson Queiroz/Centro também passaram a operar no novo equipamento.
Com isso, o novo terminal passa a funcionar operando com 16 linhas, com 66 ônibus/hora, realizando 626 viagens ao dia, atendendo um total de 28 mil passageiros/dia.
A operação de transporte no terminal Sagrado Coração de Jesus começou no dia 28 de outubro. Constantemente, é feita uma análise da quantidade de veículos por hora, do fluxo de trânsito no terminal e arredores para que seja avaliada a capacidade de que novas linhas passem a trafegar com segurança no novo espaço. “Após acompanhamento da demanda de passageiros e do fluxo de linhas, observamos a viabilidade de aproveitar melhor o espaço no terminal, transferindo mais linhas, atendendo com conforto e comodidade os usuários do transporte coletivo”, considera David Bezerra, presidente da Etufor.




