Três homens foram presos por crime ambiental na capital cearense. A Polícia Civil do Ceará deflagrou, por meio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), a Operação Fauna Livre 1, que deu cumprimento a cinco mandados de busca e apreensão domiciliar em residências de pessoas suspeitas de ligação com o tráfico de animais silvestres. A ação foi realizada na quinta-feira (8).
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Crime ambiental em Fortaleza
Em três desses endereços, foram resgatadas dezenas de pássaros silvestres, incluindo espécies ameaçadas de extinção. A equipe policial autuou três suspeitos em flagrante por tráfico e maus-tratos de animais silvestres e associação criminosa. Durante a ação, nos bairros Jangurussu, Itaperi, Passaré, Bom Jardim e Serrinha, na Capital, foram resgatados filhotes de arara, filhotes de tucano, arara canindé, trinca-ferros, bicudo, entre outros, que eram mantidos em gaiolas em situação degradante.
Os suspeitos foram conduzidos à DPMA, onde Francisco Canjari da Silva, de 65 anos, e Marcelo Costa da Silva, de 41 anos, foram autuados em flagrante. Já para um homem, de 67 anos, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Francisco já tinha passagens por crime ambiental e ameaça. Marcelo, além de crime ambiental, também respondia por porte ilegal de arma de fogo.
Os animais resgatados foram encaminhados ao Instituto Pró-Silvestre, onde ficarão em quarentena e, após serem avaliados por biólogos, serão devolvidos à natureza. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi notificado sobre o caso.
Leia mais | Cachorros desnutridos são resgatados por PMs em Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<